×

Seu cão tem mau hálito – O que fazer?

Seu cão tem mau hálito - O que fazer?

Seu cão tem mau hálito – O que fazer?

Seu cão tem mau hálito – O que fazer?

Imagine que seu cachorro dá uma mordida profunda, e então você respira fundo. UAU. Talvez você esteja se perguntando como é que o cheiro é parecido com esse? Ele estava no lixo?

Autora: Bruna Oliver

É normal que cães tenham mau hálito?

A questão é que o hálito de um animal de estimação não precisa cheirar a hortelã ou pétalas de rosas. Os cães são famosos por comer substâncias que não deveriam… geralmente objetos com cheiro muito desagradável (pense em cocô de gato e fraldas de recém-nascido, animais mortos, etc.).

Se um cão está constantemente exibindo mau hálito, provavelmente não é a norma. Um mau hálito persistente pode indicar um problema mais fundamental.

Abaixo estão alguns dos distúrbios respiratórios caninos mais frequentemente relatados, bem como suas causas e os melhores remédios caseiros.

O que significam os diferentes cheiros do hálito

Examinar o cheiro do hálito do seu cão pode dar pistas sobre a causa. Em alguns casos, você pode precisar de assistência de um veterinário holístico para determinar a razão.

Hálito com cheiro doce pode ser um sinal de diabetes… especialmente quando associado a consumo excessivo de álcool ou xixi.

Hálito com cheiro de urina pode indicar problemas renais… especialmente quando acompanhado de diminuição do apetite ou consumo excessivo de álcool, e até mesmo necessidade de urinar.

Hálito fétido pode ser difícil de detectar. Às vezes, pode ser um sinal de doença hepática. Outros indicadores de doença hepática são descoloração do branco que circunda os olhos, náusea e diminuição do apetite.

Mau hálito em cães significa infecção?

O cheiro de mau hálito não é necessariamente um sinal da presença de uma doença… No entanto, pode ser. Abaixo estão algumas circunstâncias que podem causar mau hálito.

Doença dentária ou gengival

Se você está pensando em doenças orais, o mau hálito pode estar entre os primeiros pensamentos que vêm à sua mente. Isso ocorre por uma razão. A doença periodontal (doença da gengiva dentária e dentária) está entre os problemas de saúde mais comuns em cães.

Um estudo revelou que afetou a maioria dos cães com idade mínima de três anos (1).

É possível que essa porcentagem possa até estar subestimada. Um estudo diferente de 2018 revelou problemas dentários em 100% dos cães que eles examinaram. Eles empregaram um teste de diagnóstico mais exato, que revelou os sinais de doença que não eram evidentes durante exames regulares (2).

Estes são apenas alguns outros sinais que podem indicar problemas nas gengivas, nos dentes ou na boca:

  • Mau hálito
  • Gengivas vermelhas e inflamadas (gengivite)
  • Acúmulo de tártaro ou dentes descoloridos
  • A boca fica macia ou durante a alimentação
  • Baba excessiva
  • Perda de alimentos ou perda de apetite
  • Dentes instáveis

Desequilíbrio intestinal e supercrescimento bacteriano

Um microbioma intestinal distorcido é outra causa que muitas vezes não é considerada como causa do mau hálito. O microbioma do trato digestivo do seu cão pode ficar desequilibrado devido a uma variedade de razões (incluindo dieta inadequada, medicamentos e vacinas, estresse ou até mesmo). O desequilíbrio, também conhecido como disbiose. Quando as bactérias benéficas são esgotadas, o hálito do cão pode sofrer.

SIBO (crescimento bacteriano do intestino delgado) é um problema intestinal distinto.

A maioria das bactérias intestinais reside no intestino grosso do seu cão e no cólon. Elas auxiliam na absorção de alimentos e vitaminas, bem como na remoção de resíduos. O intestino delgado dos cães deve conter apenas algumas dessas bactérias intestinais. O SIBO acontece quando os intestinos são contaminados com muitas bactérias. As bactérias podem produzir gases fétidos, como metano e hidrogênio, que podem causar mau hálito.

As causas do SIBO não são totalmente compreendidas. No entanto, dietas que são processadas extensivamente junto com exposição a produtos químicos, assim como estresse, são todos provavelmente elementos contribuintes significativos.

Probióticos que são tomados diariamente, particularmente os baseados no solo, são uma ótima maneira de equilibrar a microbiota intestinal do seu cão. O tipo de probióticos baseados no solo funcionam melhor porque são protegidos por uma capa que os auxilia a chegar ao cólon, que é onde são necessários.

Refluxo ácido

O refluxo ácido ocorre quando o fluido intestinal ou gástrico sobe no estômago antes de fluir pelo esôfago. O esfíncter que conecta o esôfago e o estômago deve ser selado para bloquear o fluxo de ácido. No entanto, quando você tem refluxo ácido ou doença do refluxo ácido gastroesofágico ( DRGE ), esse esfíncter pode ser aberto, o que permite que o ácido flua para o esôfago.

Pode resultar em uma mistura malcheirosa quando misturado com material estomacal indigesto. Isso pode levar ao mau hálito relacionado ao refluxo ácido, que pode causar um odor fétido de arrotos.

Megaesôfago

Megaesôfago é um distúrbio congênito que impede os cães de engolir corretamente. Os músculos ficam mais fracos e o esôfago fica maior. Ele se torna menos capaz de transferir alimentos do esôfago para o estômago. Os cães com megaesôfago tendem a consumir alimentos. Alimentos e líquidos geralmente se acumulam dentro do esôfago. Como resultado, é comum ter mau hálito nesse tipo de condição.

Outras indicações de megaesôfago são:

  • Crescimento insuficiente (em filhotes)
  • Uma perda de peso significativa (em adultos)
  • Som de “gorgolejo” ao engolir o excesso de saliva
  • A fraqueza dos músculos e o desgaste causado pela fome crônica (3)

Mau hálito repentino em cães

Se o mau hálito persistente entre os caninos for uma preocupação, uma mudança repentina para pior no hálito do cão pode causar muita ansiedade.

É melhor ser um detetive ou falar com seu veterinário para descobrir a causa. Abaixo estão algumas das causas mais típicas para hálito fedorento repentino em cães

Ele teve uma refeição desleixada

É melhor se livrar disso inicialmente. A maioria dos cães gosta de comer objetos nojentos, e é possível que o seu também.

O cara tem uma coisa presa na boca.

A melhor maneira de verificar é na boca do seu animal de estimação para verificar se há alguma obstrução ali. Objetos estranhos podem causar feridas, infecções ou odores desagradáveis. Itens como fragmentos de ossos e até mesmo brinquedos de crianças pequenas podem ser as causas. Pequenos pedaços de alimentos podem ficar presos aos dentes e começar a apodrecer e a cheirar mal. Se você verificou se há ferimentos, pode começar a escovar suavemente os dentes do seu animal de estimação para remover quaisquer partículas de alimentos presas dentro dos dentes.

Aviso: Não use fio dental humano em seu animal de estimação. O fio dental é frequentemente revestido com aromatizantes e adoçantes que são prejudiciais aos caninos, como o xilitol .

Ele tem um dente fraturado ou infectado

Se os dentes do seu cão forem dentes danificados ou quebrados, o dente pode se desenvolver em um abscesso. Abscessos são bolsas cheias de pus que são causadas por infecções bacterianas. Seu veterinário pode precisar de assistência, no entanto, um veterinário holístico pode sugerir remédios em casa, como chás de ervas ou homeopatia para ajudar.

É possível curar o mau hálito?

O único método para se livrar do cheiro do seu cachorro é atacar a raiz do problema que causa o problema. No entanto, existem excelentes maneiras de evitar que o problema piore.

Aqui estão algumas maneiras fáceis de manter os dentes do cão em boas condições:

Alimente com uma dieta de alimentos crus apropriada para a espécie

O consumo de alimentos ricos em amido, como ração, pode causar um aumento de bactérias que causam danos à boca. Elas podem prejudicar o sistema imunológico e podem desencadear inflamação em todo o corpo, incluindo as gengivas.

Dê ossos crus

Há uma razão pela qual ossos crus são comumente chamados de “escova de dentes da natureza”. Um estudo de pesquisa conduzido em 2016 revelou que mastigar ossos crus é altamente eficaz na remoção de placa bacteriana dos dentes de cães. A diminuição da placa bacteriana ao longo do tempo de observação variou de 35% após 3 dias de mastigação, a 87,8 por cento após mastigar osso por 20 horas consecutivas (4).

Escovar os dentes

Escovar regularmente é uma ótima maneira de manter a saúde da boca do seu cão. Use a pasta de dentes caseira para animais de estimação … ou crie a sua própria.

Aviso: Não use pasta de dente humana para seu animal de estimação. A pasta de dente pode incluir flúor, bem como adoçantes venenosos, como xilitol.

Ração e mastigações dentárias não limpam os dentes

Muitos donos de animais de estimação acreditam que a ração é uma ótima maneira de limpar os dentes de seus cães. Na verdade, eles acreditam que devem alimentá -los com ração por causa das propriedades de limpeza dentária que ela tem. Muitos veterinários convencionais, bem como grandes fabricantes de alimentos para animais de estimação, propagam essa crença.

Ração não limpa os dentes e é uma das principais responsáveis ​​pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Petiscos para os dentes do seu cão e mastigáveis ​​não são o melhor método para limpar os dentes do seu cão. Eles são carregados com carboidratos, bem como amidos e vitaminas sintéticas à base de minerais. Ossos crus podem ser uma escolha melhor para a saúde do seu cão.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link