Linguagem e sinais dos gatos explicados
Linguagem e sinais dos gatos explicados
A linguagem dos gatos, incluindo a fala dos gatos, bem como a comunicação não verbal, às vezes é um mistério. Os gatos têm sido vistos ao longo da história como animais inescrutáveis, solitários e imprevisíveis, talvez porque não consigamos entender o que eles estão falando. As pessoas dependem principalmente da fala para se comunicar da maneira como se comunicam, os gatos falam principalmente na forma de um dialeto silencioso.
Os gatos se comunicam usando uma combinação intrincada de linguagem corporal, o uso de vocalização e sinais de cheiro. Descubra como identificar os fundamentos da linguagem felina, bem como identificar as combinações mais populares para compreender o que seu gato está dizendo a você e aos outros na família.
Autora: Bruna Oliver
Se você for paciente, rapidamente se tornará um especialista na linguagem dos gatos e poderá até mesmo responder ao gato!
Vocalizando com miados, ronronados e muito mais
Os gatos utilizam vocalizações para expressar emoções. miados , ronronados ou assobios, rosnados e muitos outros fazem parte do repertório do gato, todos têm um significado diferente dependendo do contexto em que são usados. Embora os gatos adultos geralmente não miem uns para os outros, os gatos domésticos foram ensinados a miar para os seres humanos. Certos cientistas acreditam que este é um truque que os gatos empregam para obter o que precisam de seus donos. 1
Conversa de ouvido
Os gatos também conseguem expressar emoções através das orelhas e também da intenção. Orelhas que estão viradas para frente transmitem interesse. Em geral, quanto mais as orelhas de um gato giram para frente e para dentro e para frente, mais medo ou excitação o gato tem. Um chiado ou orelha para trás ou deslizando são uma indicação óbvia de que seu gato está assustado ou não está feliz com suas ações.
Conversa de olhos
Os gatos se comunicam por meio de suas pálpebras, indicando como estão fechadas ou abertas, assim como pela dilatação de suas pupilas (área preta nos olhos). Um deslocamento abrupto (aumento) no tamanho da pupila é resultado de uma estimulação repentina, que pode ser devido à ansiedade ou interesse, ou outras emoções fortes. Os olhos que estão abertos e arregalados demonstram confiança. Fechar os olhos em direção a uma fenda pode indicar medo ou raiva.

Se seu gato tem olhos caídos e sonolentos, é uma indicação de que ele está calmo e receptivo. Pisque rapidamente e verifique se o gato responde com um afetuoso “beijo de gatinho” de afeição. Se seu gato está olhando para um gato e não pisca, isso pode ser uma indicação de dominância ou excitação.
Conversa de cauda
O rabo de um gato indica interesse, afeição , estimulação e muito mais. A altura do rabo e seu movimento têm significado. Os rabos são erguidos pelos gatos quando eles desejam ser atraídos; é uma indicação de que a interação é apreciada.
O bater ou agitar do rabo geralmente é um sinal para ficar longe. O movimento do rabo pode ser uma indicação de brincadeira ou pode indicar que o gato está bravo. Se o pelo do rabo estiver eriçado e girar, indica atitude defensiva. Se estiver erguido e eriçado, significa que o gato está preparado para se envolver em uma briga. Em um aperto apertado entre as pernas, ele está aterrorizado.
Conversa de pele
Um gato calmo e saudável tem pelo macio e suave contra o corpo. O gato se autolimpa e a condição do pelo revelará muito sobre a saúde geral do gato. Um pelo que não é limpo pode ser um sinal de saúde precária e não deve ser ignorado, principalmente quando acompanhado de outros sinais como letargia e vômito. 2 Mas um pelo abruptamente ondulado que inclui a cauda “escova de mamadeira” indica medo ou raiva. A melhor coisa a fazer é ficar longe quando um gato exibe o mesmo tipo de comportamento.
Cheiro e aroma
Os humanos nem sempre conhecem e interpretam os sinais de cheiro que os gatos empregam para se comunicar. Mas, no contexto de ferramentas baseadas em cheiro que os gatos usam, eles empregam o uso de urina forte e a marcação de fezes , comportamentos de esfregar o corpo e arranhar para criar cheiros que outros gatos são capazes de ler. 3
Os gatos são territoriais e os cheiros que eles criam são criados especificamente para se comunicar e transmitir a mensagem de que “este território é meu” para qualquer um que queira invadir. Eles sentem o cheiro forte o suficiente para que os gatinhos usem o cheiro antes de serem capazes de ver.
Conversa corporal
A linguagem corporal de um gato comunica qualquer coisa, de confiança a medo, ou submissão. Para compreender a mensagem completa, a linguagem corporal precisa ser interpretada com relação às palavras que olhos e ouvidos, pelo da cauda e vocalizações comunicam.
Um gato que está contente e relaxado provavelmente tem orelhas apontadas para a frente, olhos relaxados e bigodes apontando para a frente. Se você estiver atento à linguagem corporal do seu gato mais atentamente, mais simples será reconhecer sua linguagem corporal e descobrir o que ele está tentando comunicar a você.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal de estimação e pode fornecer as melhores sugestões para ele.
- Robins, Sandy, Arnold Plotnick, Lorraine M. Shelton e Sarah Hartwell. O primeiro guia para gatos Catfancy . Irvine, I-5 Publishing, LLC, 2014.
- Aparência da pelagem e da pele em gatos saudáveis. Hospitais de animais VCA.
- Problemas de comportamento felino: sujeira na casa. Cornell University College of Veterinary Medicine Feline Health Center.
Post Comment