×

Infecções respiratórias superiores em gatos

Infecções respiratórias superiores em gatos

Infecções respiratórias superiores em gatos

Infecções respiratórias superiores em gatos – Causas, tratamento e prevenção

As infecções do trato respiratório superior são frequentes em gatos, particularmente filhotes, bem como gatos de abrigo. Elas podem causar coriza, irritações na garganta, geralmente são bem resolvidas tomando antibióticos, bem como tratamento de suporte. Os gatos podem ficar bastante doentes, mas podem ficar muito doentes, e alguns casos podem levar à pneumonia. As vacinas protegem seu gato de doenças respiratórias e reduzem a gravidade de quaisquer infecções que possam acontecer.

Autora: Bruna Oliver

O que é uma infecção respiratória superior?

O termo “infecções respiratórias superiores” se refere a uma variedade de condições que podem se manifestar isoladamente ou como uma combinação. Em geral, todas essas condições causam uma gama comum de sintomas, que impactam principalmente o trato respiratório superior (ou seja, a garganta e o nariz).

Sintomas de infecções respiratórias superiores em gatos

Os sinais e sintomas de infecção respiratória superior em gatos podem ser bastante graves e, normalmente, incluem um ou todos estes:

Sintomas

Infecções do trato respiratório superior afetam diretamente a garganta, o nariz e os pulmões. O corpo de um gato pode reagir exibindo febres altas para lutar contra o vírus ou a bactéria. Se uma infecção não for tratada rapidamente, o gato provavelmente ficará deprimido e não conseguirá comer.

O que causa infecções respiratórias superiores em gatos?

A maioria dos casos resulta de infecções relacionadas a vírus causadas pelo herpesvírus, ou calicivírus. Há uma variedade de espécies que criam doenças respiratórias superiores para gatos. Os culpados mais predominantes são

  • Herpesvírus felino 1. Também conhecido como vírus da rinotraqueíte
  • Calicivírus felino, do qual existem vários tipos
  • Chlamydophila felis , uma bactéria
  • Mycoplasma Spp é um tipo de bactéria

Gatos em abrigos, assim como filhotes, estão particularmente em risco. As doenças respiratórias mais comuns são as respiratórias superiores, frequentemente vistas em gatos que interagem com gatos de outras casas onde os gatos vivem juntos em abrigos, por exemplo.

Os gatos que não são vacinados, os gatos que estão estressados, assim como os gatos que são imunossuprimidos como resultado de doenças como o vírus da leucemia felina (FeLV) ou o vírus da imunodeficiência felina (FIV) estão em maior perigo. Gatos com focinhos achatados, como os persas, são particularmente propensos a infecções respiratórias no trato respiratório superior.

As infecções do trato respiratório superior são transmitidas pela secreção que sai dos olhos e do nariz ou pelo contato direto com gatos infectados e aerossóis e contato com alimentos como pratos e roupas de cama que foram infectados com secreções de gatos que foram infectados. 1

Calicivírus felino (FCV) em gatos
Calicivírus felino (FCV) em gatos

Como os veterinários diagnosticam infecções respiratórias superiores em gatos?

O diagnóstico de infecções respiratórias superiores pode geralmente ser determinado a partir dos sinais e sinais. Testes diagnósticos adicionais podem ser realizados observando as secreções oculares ou nasais para determinar o organismo subjacente que causa a doença.

Como tratar infecções respiratórias superiores

Na maioria dos gatos, os tratamentos visam reduzir os sinais. Embora a maioria dos casos seja causada por infecções virais, antibióticos podem ser prescritos para combater infecções causadas por bactérias, que geralmente acontecem como resultado de doenças virais. Pomadas para os olhos também podem ser prescritas e medicamentos para tratar a secreção nasal e a congestão podem ser recomendados pelo seu médico.

Os gatos devem ficar quietos e relaxados durante a duração de uma doença respiratória superior. Certifique-se de limpar a secreção do nariz e dos olhos e, em seguida, administre quaisquer medicamentos recomendados pelo seu veterinário. O umidificador geralmente é útil para reduzir a congestão. Além disso, bolsas de comprimidos de bolso tornarão mais simples administrar medicamentos para seu gato.

À medida que os gatos perdem o olfato, seu apetite pode ser afetado. É possível alimentá-los com sua comida enlatada preferida ou dieta prescrita que fornece nutrição adicional para seu gato se seu apetite tiver diminuído. Se seu gato estiver se recusando a consumir comida ou bebidas, você deve consultar seu veterinário imediatamente.

A maioria dos casos cura em uma semana, no entanto, ocasionalmente, infecções respiratórias superiores podem permanecer por algumas semanas. Se o caso não responder à terapia convencional, medicamentos antivirais podem ser considerados. Se os gatos não conseguirem comer ou beber, ou apresentarem problemas respiratórios graves ou problemas respiratórios, a hospitalização é possível. Fluidos intravenosos podem ser administrados para interromper a desidratação. A oxigenoterapia está disponível quando necessário. 1

Gatos que sofrem de doenças respiratórias prolongadas ou de longo prazo devem ser examinados para FeLV e FIV, mesmo que tenham tido resultados negativos no teste anterior.

Prognóstico para gatos que sofrem de infecções respiratórias superiores.

A maioria dos gatos que sofrem de inflamação leve a moderada responde bem ao tratamento antimicrobiano que é de suporte e necessário. Gatos que sofrem de doenças graves ou crônicas podem ter mais dificuldade de recuperação, pois são mais propensos à pneumonia e podem até sofrer de complicações causadas por doenças respiratórias.

Quando há uma infecção pelo vírus do herpes, o gato que é curado carrega o vírus por toda a vida e pode ter surtos de tempos em tempos. O herpesvírus é um vírus que tende a ficar “ativo” após ocorrências de estresse e é assintomático o tempo todo.

Como prevenir infecções respiratórias superiores

A vacinação contra o herpesvírus, assim como o calicivírus, faz parte do regime de vacinação de rotina sugerido pelos veterinários. Os gatinhos que são jovens não ficam totalmente protegidos até que tenham recebido uma série completa de vacinas de reforço.

A redução do estresse e evitar o contato com gatos infectados também pode diminuir a frequência de doenças respiratórias nas vias aéreas superiores.

As infecções respiratórias superiores são contagiosas para outros animais?

Seja qual for a razão, seja bacteriana ou viral, doenças respiratórias superiores são extremamente infecciosas para outros gatos. É essencial manter seu gato à distância durante os sintomas para impedir a disseminação da doença para gatos de outras raças.

Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, converse com seu veterinário, pois ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e poderá fazer as recomendações mais apropriadas em relação à saúde do seu animal de estimação.

Fontes do artigo

  1. Complexo de Doenças Respiratórias Felinas . Manual Veterinário Merck.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link