Por que meu cachorro fede?
Por que meu cachorro fede?
Enquanto você ama seu doce animal de estimação, no momento seguinte ele estende a mão para um beijo afetuoso, você estremece de admiração, perguntando a si mesmo: Por que meu cachorro fede? Ele lambeu os mortos? Ele enfureceu o gambá ?
Você acha que ele entrou no banheiro de novo? Há muitas razões para cães fedorentos , no entanto, se você não for capaz de eliminá-lo usando um desodorizante para animais de estimação ou um banho, é provável que seja necessário visitar seu veterinário para um diagnóstico de um problema médico. Descubra algumas causas do fedor do seu cão e a melhor maneira de prevenir e tratar o cheiro.
Autora: Bruna Oliver
Por que os cães fedem?
Há uma infinidade de possíveis razões pelas quais seu cão pode estar cheirando mal, e algumas são piores que outras. Confira algumas das mais frequentes.
Doença dentária
Você sabia que a maioria dos animais — entre 85 e 90 por cento — que têm mais de três anos sofre de algum tipo de problema dentário? Além disso, se você tivesse passado três anos sem escovar os dentes. Nas horas seguintes a uma refeição, o acúmulo pegajoso de placa bacteriana começa a se formar nos dentes do seu animal de estimação, formando gradualmente um tártaro duro, semelhante a cimento.
O tártaro e a placa bacteriana são cheios de bactérias e podem levar a doenças gengivais e infecções. 1 Embora o leve cheiro seja comum para donos de animais de estimação, o hálito fedorento é um sinal de infecção dentária subjacente, dente doente ou câncer oral.
Doença renal
Os animais com doenças renais sofrem de uma incapacidade de remover resíduos na corrente sanguínea. Esses resíduos se acumulam e criam um cheiro semelhante ao de amônia no hálito do seu animal de estimação. 2 Alguns indivíduos também afirmam que cães que sofrem de insuficiência renal apresentam cheiro de hálito metálico. Se a função renal do seu cão diminuiu, você provavelmente notará um aumento da sede, bem como da frequência de micção.
Quando as doenças renais progridem e seu animal de estimação não consegue ingerir líquido suficiente para eliminar o acúmulo de resíduos, ele pode sentir náuseas e vômitos, ou se recusar a comer.
Diabetes
Os animais de estimação com estágios avançados de diabetes também podem apresentar um odor incomum no hálito. Se o seu cão não estiver produzindo insulina o suficiente ou não estiver usando-a de forma eficaz, então seu corpo não será capaz de utilizar a comida que ele consome para nutrição. Na ausência de nutrição adequada, independentemente do que ele esteja comendo e bebendo, o corpo começa a se degradar para obter nutrientes. Isso resulta em cetonas.
Se o seu cão estiver produzindo cetonas, seu hálito provavelmente terá um odor e algumas pessoas dizem que cheira a removedor de esmalte, no entanto, outros acreditam que o cheiro pode ser delicioso. 3
Infecção de pele
Os cães com pele enrugada, como buldogues ingleses , shar peis e pugs , correm o risco de desenvolver dobras cutâneas. Dermatite. 3 Essa condição desagradável da pele ocorre como resultado do contato próximo com a pele, o que cria um espaço úmido e quente que permite o crescimento excessivo de micróbios da pele, incluindo leveduras e bactérias. Eles produzem toxinas que criam inflamação e irritação, quebrando a barreira entre a pele e o sangue, o que pode levar à infecção da pele.
Alergias podem causar doenças de pele. Cães com alergias manifestam uma pele irritada e com coceira, em vez de espirros e olhos lacrimejantes como os humanos. Quando seu cão esfrega, coça e rói a pele, ele rasga sua pele o suficiente para danificar a barreira da pele e permitir que bactérias penetrem através de rachaduras na pele. Isso pode levar a uma infecção desagradável.
Infecção de ouvido
Reações alérgicas em cães são uma causa comum para o desenvolvimento de inflamações de ouvido . Certos cães são mais propensos a ter problemas de ouvido devido ao formato do corpo, por exemplo, cães com orelhas caídas e longas que retêm umidade. Animais que nadam com frequência e não seguem um regime regular de secagem de ouvido depois disso são mais propensos a sofrer de infecções recorrentes.
Assim como as condições de pele, os ambientes úmidos e quentes nos lóbulos das orelhas são perfeitos para o crescimento de leveduras e bactérias que estabelecem uma loja e então se tornam o fator dominante. Os detritos normais que seu cão tem em seus ouvidos não devem ter cheiro, no entanto, se você detectar um cheiro específico emanando de suas orelhas ou balançar a cabeça e coçar excessivamente, você precisa marcar uma consulta com seu veterinário. 3
Problemas com o saco anal
Os sacos anais são pequenas glândulas que estão localizadas no reto do seu cão, que liberam um fluido fino e malcheiroso sempre que seu cão excreta. Às vezes, os animais têm infecção do saco anal ou impactações que os fazem mastigar excessivamente suas extremidades traseiras ou se arrastar pelo chão para aliviar a pressão dos sacos anais completos.
Se você notar sintomas de problemas com o saco anal, marque uma consulta com seu veterinário para realizar uma avaliação manual antes que os sacos anais do filhote se rompam e criem um abscesso. Isso também pode produzir um cheiro desagradável.
Flatulência
Certos cães são capazes de produzir energia suficiente para limpar uma área, normalmente depois de comer algo nojento, como um pedaço de carcaça de lixo em decomposição ou mofado. A maioria dos casos de flatulência ocorre com diarreia e vômito quando seu cão comeu algo que não deveria consumir. Às vezes, a dieta do animal de estimação pode não estar em harmonia com seu sistema digestivo, e é por isso que uma mudança na dieta pode ser necessária. 5 Se você suspeitar que os níveis de gás do seu cão estão fora do normal, consulte seu veterinário.
O que fazer se seu cachorro cheira mal
Se você está percebendo um cheiro ruim emanando do seu cão, mas não consegue remover o cheiro com um banho completo, você pode ter algum problema de saúde que está causando o problema. Em caso de dúvida, você deve entrar em contato com seu veterinário para determinar a fonte do problema.
Tratamento e Prevenção
O tratamento para cães que cheiram mal depende da fonte. Comece tomando um banho usando aromaterapia, antisséptico ou um xampu antifúngico. Também é possível usar uma lavagem com vinagre. Se isso não funcionar, pode ser algum problema de saúde que seu veterinário pode identificar e tratar.
Limpe e escove seu animal de estimação com frequência para evitar qualquer mau cheiro persistente. Se você está procurando um substituto para xampu seco, experimente bicarbonato de sódio entre os banhos. Além disso, é benéfico manter-se atualizado com a saúde dos dentes para garantir que não haja desenvolvimento de doenças dentárias.
Monitore a comida que eles estão comendo e certifique-se de manter o lixo longe do alcance para garantir que eles não peguem um pedaço velho de comida em decomposição, o que pode resultar em um estômago fedorento.
- Doença periodontal em cães . Small Door Vet
- Campbell, Elle. Os perigos do hálito canino . Sunrise Veterinary Clinic
- Pistas sobre a saúde do seu cão podem estar a apenas um sopro de distância . Cummings School of Veterinary Medicine na Tufts University
- Doença do saco anal . Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington, 2020
- Flatulência – Problemas de gases e peidos em cães . Vetwest Animal Hospitals
Post Comment