Balançar a cabeça do gato: causas e tratamento
Balançar a cabeça do gato: causas e tratamento
Balançar a cabeça em gatos geralmente é sinal de doença. Pode ser uma indicação de um problema subjacente ou de uma situação muito mais séria, você precisará determinar a causa do problema rapidamente para que seu animal de estimação possa receber alívio. Existem algumas razões possíveis para a agitação da cabeça em gatos, e é hora de entrar em contato com seu veterinário.
Autora: Bruna Oliver
Por que os gatos balançam a cabeça?
Os gatos geralmente balançam a cabeça sempre que sentem que suas orelhas estão sensíveis ou arranhando. Isso pode acontecer com frequência ou intermitentemente. O gato também pode coçar as orelhas. Uma variedade de condições médicas pode causar coceira, dor ou queimação nas orelhas.
Infecções de ouvido
Problemas de ouvido são a principal razão para a cabeça balançando entre os gatos. 1 Causado por crescimento excessivo de levedura ou bactérias ruins. Essas condições de ouvido podem resultar em dor intensa e coceira. Os canais auditivos podem estar inflamados e inchados, com excesso de partículas ou secreção. Em alguns casos, os ouvidos emitem um cheiro forte.
Ácaros da orelha
Ácaros da orelha ( Otodectes cynotis ) são parasitas que vivem ao ar livre e são vistos com mais frequência em felinos do que em cães, no entanto, são particularmente comuns entre gatos que vivem em ambientes internos. Ácaros microscópicos residem e se reproduzem dentro da orelha, o que pode causar coceira intensa. pode fazer com que seu gato coce a cabeça para se aliviar. 2 É normal observar manchas escuras de detritos na orelha que podem emitir um cheiro azedo.
Alergias
As alergias entre gatos são frequentemente desencadeadas pelo contato ou inalação de alimentos ou de insetos (especialmente picadas de pulgas ). Elas podem se manifestar como uma coceira intensa ao redor do pescoço, cabeça e orelha, e podem causar tremores de cabeça. 3
Pólipos
Os gatos podem desenvolver pólipos auriculares. Eles também são conhecidos como pólipos felinos que são inflamatórios. São crescimentos inofensivos que surgem da pele do ouvido médio e externo do gato. Eles também podem ser encontrados nas cavidades nasais. A excitação do pólipo pode fazer com que os gatos sacudam a cabeça ou esfreguem a orelha. Outros sinais de um pólipo dependem da área em que o pólipo está situado, mas podem ser:
- Espirros
- Inclinação da cabeça
- Pálpebras caídas
- Movimento ocular anormal
- Ruídos respiratórios
- Secreção nasal ou ocular 4
Picadas de insetos
Gatos, como predadores naturais, podem ser propensos a ter picadas de insetos, mais frequentemente no rosto ou nas patas. Certos gatos podem ter uma reação específica ao local da picada. Essa reação pode incluir inchaço, inflamação, bem como coceira, urticária e sacudidelas de cabeça. 5 Embora incomum, seu animal de estimação pode ter uma reação anafilática que precisa de atenção imediata do seu veterinário.

Materiais Estrangeiros
Há uma possibilidade, embora seja extremamente incomum que gatos encontrem materiais estranhos em uma ou ambas as orelhas. Isso pode acontecer com mais frequência em gatos que vivem ao ar livre quando estão brincando. Itens como sujeira, sementes e folhas podem entrar nas orelhas, causando irritação ou inflamação.
Hematoma de ouvido
Hemorragia aural (ouvido), frequentemente conhecida como “orelha de travesseiro”, não é uma causa real de sacudir a cabeça, é algo que acontece devido a sacudir a cabeça com frequência. 6 Se gatos ( ou um cachorro ) sacudirem a cabeça o suficiente, isso pode romper os pequenos vasos sanguíneos dentro do envelope da orelha (pavilhão auricular). A aba da orelha fica cheia de sangue e desenvolve a aparência de um travesseiro.
Aviso
Evite tratar o balançar excessivo da cabeça em gatos por conta própria. Os medicamentos de venda livre para problemas de ouvido podem não ser eficazes e podem causar efeitos adversos como surdez quando o tímpano foi danificado. Marque uma consulta com seu veterinário para avaliar o balançar da cabeça do gato.
Tremores de cabeça em oposição a. Balançar a cabeça
Há uma distinção entre balançar a cabeça e balançar a cabeça (ou balançar a cabeça). Se um gato balança a cabeça, esse é um comportamento intencional que é uma expressão de irritação ou coceira. Os tremores de cabeça acontecem involuntariamente e podem se assemelhar a leves convulsões . A aparência pode ser de gatos balançando a cabeça ou parecer mais como se estivessem tremendo. Possíveis causas de tremores na cabeça para gatos são:
- Problemas dentários ou orais
- Peritonite felina infectada
- Câncer cerebral
- A miopatia de Devon Rex é uma doença hereditária específica da raça que leva ao enfraquecimento dos músculos 7
- Outros distúrbios neuromusculares e neurológicos
Se o seu gato estiver sofrendo de tremores de cabeça, consulte um veterinário o mais rápido possível.
O que fazer se seu gato estiver balançando a cabeça
Consulte seu veterinário se seu gato continuar balançando a cabeça por mais de alguns dias. Seu veterinário inspecionará os canais do ouvido do seu gato usando um otoscópio. O otoscópio permite que o veterinário procure no ouvido por qualquer inflamação e detritos, bem como verifique se o molde do ouvido (membrana timpânica) está em boas condições.
Isso é crucial porque certos medicamentos para ouvido podem ser prejudiciais ao interior do ouvido. 8 Em seguida, o médico pode coletar amostras de secreção ou fluido do ouvido para exame com um microscópio. Eles poderão verificar se há bactérias, leveduras e a presença de ácaros do ouvido.
Se o tremor da cabeça do seu gato não for muito forte e as orelhas não estiverem vermelhas, você pode tentar limpar suavemente a orelha usando um limpador de ouvido seguro para animais de estimação . Limpe bolas de algodão ou gaze usando o limpador e limpe cuidadosamente quaisquer resíduos visíveis. Não coloque líquido diretamente no ouvido, a menos que seja recomendado pelo seu médico. Se o seu tímpano foi danificado, os líquidos podem piorar o problema.
Tratamento e Prevenção
O tratamento para as necessidades do seu gato é baseado na razão raiz para o balançar da cabeça, bem como outras descobertas durante o exame. Na maioria das vezes, o médico aconselhará a limpeza do ouvido antes de usar qualquer medicamento.
- Doenças de ouvido geralmente são tratadas com gotas para infecções de ouvido que contêm uma substância medicamentosa. Elas são aplicadas uma a cada dois dias por pelo menos cinco dias.
- O ácaro da orelha é tratado por uma variedade de métodos. O médico pode aplicar um creme ou loção na orelha ou na pele, injetá-los ou prescrever medicamentos orais.
- Os pólipos só podem ser tratados por meio de remoção cirúrgica.
- Picadas de insetos geralmente são tratadas com o uso de esteroides ou anti-histamínicos para aliviar o inchaço.
- As alergias podem ser controladas com anti-histamínicos ou outros medicamentos para tratar a coceira e seu veterinário identificará o alérgeno que está causando o problema.
- As pulgas precisam de tratamento com um produto eficiente para controle de pulgas .
É possível evitar que gatos balancem a cabeça certificando-se de que suas orelhas estejam limpas e levando seu gato ao veterinário para fazer exames de saúde regulares . Certifique-se de entrar em contato com seu veterinário se a cabeça do seu gato estiver balançando. cabeça porque eles podem identificar e resolver o problema antes que o gato fique doente.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem preocupações de saúde, é melhor falar com seu veterinário, já que ele examinou o histórico de saúde do seu animal de estimação e é capaz de fornecer as recomendações mais apropriadas para ele.
- Otite média e interna em gatos . Manual veterinário Merck.
- Yang C, Huang HP. A dermatologia baseada em evidências da medicina veterinária Revisão dos estudos de pesquisa mais recentes sobre o tratamento para infecção por cistite otodectes (ácaro da orelha) em gatos. Vet Dermatol. 2016 agosto;27(4):221-e56. doi:10.1111/vde.12340
- Alergias em gatos . Hospitais de animais VCA.
- Pólipos nasofaríngeos . Colégio Americano de Cirurgiões Veterinários.
- Distúrbios do ouvido externo em gatos . Manual veterinário Merck.
- MacPhail C. Opções de tratamento atuais para hematomas auriculares . Vet Clin North Am Small Anim Pract, 46(4):635-41, 2016. doi:10.1016/j.cvsm.2016.01.003
- Miopatia de Devon do gato rex international care.
- Oishi, Naoki et al. Ototoxicidade em cães e gatos . Clínicas Veterinárias da América do Norte. Volume de prática de pequenos animais. 42,6 (2012): 1259-71. doi:10.1016/j.cvsm.2012.08.005
Post Comment