Infecção da vesícula biliar em gatos
Infecção da vesícula biliar em gatos – Causas, Tratamento, Prevenção
Uma infecção da vesícula biliar pode ser vista a qualquer momento em gatos de todas as idades ou raças. A condição pode ser repentina e causar sintomas extremos para alguns gatos. Outros podem ter sinais mais leves. A causa mais comum é uma infecção causada por bactérias na vesícula biliar, bem como no dreno biliar.
Gatos que sofrem de problemas de vesícula biliar provavelmente apresentarão sinais como falta de apetite, espuma e vômito. Eles também podem apresentar diarreia e desconforto abdominal. Além disso, eles podem apresentar uma tonalidade amarelada nas gengivas e na pele. Infecções relacionadas à vesícula biliar não são transmissíveis.
No entanto, elas podem ser causadas por bactérias que circulam no sangue ou no trato gastrointestinal que invadem a vesícula biliar. Problemas de vesícula biliar são graves e requerem atenção médica. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para o tratamento. 1
Autora: Bruna Oliver
O que é infecção da vesícula biliar em gatos?
A inflamação da vesícula biliar (também chamada de colecistite) pode ser causada por muitos fatores, incluindo infecção bacteriana, que é um deles. As bactérias viajam dos intestinos infectados ou da corrente sanguínea para a vesícula biliar, o que pode levar a infecções fatais em gatos.
A condição não é transmissível. No entanto, acredita-se que seja uma condição específica do gato após a vesícula biliar ser afetada e faz com que as bactérias tenham a oportunidade de se infiltrar e desencadear a infecção. Isso pode acontecer onde há um trato de infecção bacteriana intestinal que atinge a vesícula biliar.
Há casos em que a causa da inflamação da vesícula biliar permanece desconhecida. Algumas bactérias identificadas como a causa da inflamação da vesícula biliar entre gatos compreendem E. coli, Streptococcus, Clostridium e Salmonella enterica.2

Semelhante aos humanos, a vesícula biliar de um gato está situada sob o fígado. A vesícula biliar é um local de armazenamento para a bile que é feita pelo fígado e a libera por uma artéria que é pequena e entra nos intestinos da parte superior. A bile auxilia na quebra de gorduras dentro do intestino e também inclui resíduos que são então eliminados. As infecções da vesícula biliar causam interrupção desses processos naturais.
A inflamação ou infecção da vesícula biliar pode estar relacionada a uma condição em órgãos próximos, como intestinos e fígado ou pâncreas, como em doenças sistêmicas como câncer, doenças imunomediadas ou trauma abdominal.
Na maioria das vezes, o problema da vesícula biliar pode ser causado pela obstrução do ducto biliar, devido a cálculos biliares ou câncer. Quando a passagem da bile fica bloqueada e a bile não consegue fluir pela vesícula biliar, isso pode causar inchaço e destruição de tecidos quando a vesícula biliar fica cheia de bile. Isso cria um ambiente dentro da vesícula biliar, que promove um aumento na colonização e desenvolvimento bacteriano. 3
Sintomas de infecção da vesícula biliar em gatos
Infecções felinas relacionadas à vesícula biliar podem desenvolver uma doença repentina ou mostrar sinais e sintomas mais sutis que se manifestam com o tempo, ou podem aparecer e desaparecer. Se a condição não for grave, é possível que eles não apresentem nenhum sinal.
Os sintomas de distúrbios gastrointestinais são tipicamente distantes, então os gatos podem parar de comer ou sentir redução de apetite, vômitos, dor de estômago, diarreia. Além disso, eles podem desenvolver a aparência de uma tonalidade amarela na pele. Isso é conhecido como icterícia. Isso pode ser observado na parte interna da orelha. Também pode ser visto no branco dos olhos, bem como ao redor das gengivas.
Sintomas
- Insônia e falta de apetite
- Febre
- Icterícia
- Desconforto abdominal
- O vômito e a diarreia
- Letargia
- Perda de peso
- Choque
Insônia e falta de apetite
Os gatos podem parar de comer ou consumir menos comida. Se o seu gato tem uma doença, pode ser que a comida esteja sendo deixada em tigelas, quando normalmente as tigelas estão vazias, ou a falta de entusiasmo por guloseimas ou petiscos, ou até mesmo seu gato pode cheirar a comida antes de ir embora.
Febre
Os sintomas de febre podem incluir redução de atividades, esconder-se de comer ou beber, ou ser incapaz de se movimentar ou falar com parentes. Se a temperatura for maior que 102,5 graus Fahrenheit é um sinal da presença de febre.
Icterícia
A causa da icterícia é devido aos pigmentos biliares. A bilirrubina não é eliminada adequadamente pelo corpo e, em seguida, é armazenada nos tecidos do corpo, causando uma coloração alaranjada. 4 A bilirrubina é um elemento dos glóbulos vermelhos. No caso de glóbulos vermelhos danificados ou velhos serem destruídos pelas células do fígado, ela é eliminada na bile e, em seguida, liberada no corpo como resíduo, nas fezes ou na urina. Se houver um problema com uma das vias, a bilirrubina é capaz de se acumular dentro do corpo e causar icterícia.
Desconforto abdominal
Infecções da vesícula biliar podem desencadear dor abdominal. Gatos que sofrem de dor podem ser incapazes de sentar-se confortavelmente em uma postura, esconder-se de serem tocados ou acariciados, chorar ou exibir uma reação defensiva quando abordados. Os gatos também podem parecer mais ansiosos do que o normal porque não conseguem relaxar em um lugar relaxado, e alguns também são conhecidos por lamberem seus estômagos frequentemente quando sentem dor.
Diarreia e vômito
Os gatos podem apresentar sinais de problemas digestivos, incluindo diarreia e vômito. Isso pode causar desidratação e perda de peso. Gatos que estão com náuseas também podem mastigar os lábios com frequência e/ou beber com frequência.
Letargia
O gato que está letárgico pode descansar mais frequentemente do que o normal e pode não demonstrar entusiasmo pelas tarefas diárias. Os gatos também podem parar de escovar seus pelos e eles podem parecer sujos e imundos. Os sintomas de náusea, febre e dor, bem como fraqueza e desidratação podem causar letargia.
Perda de peso
A razão pela qual os gatos perdem peso é porque eles param de comer e não ingerem calorias e outros nutrientes suficientes. Os gatos também podem perder eletrólitos e nutrientes por meio de diarreia e vômito.
Choque
Se houver inflamação extrema ou infecção na vesícula biliar e na vesícula biliar, os gatos podem entrar em estado de choque. 3 Isso pode ser fatal e precisa de atenção médica imediata. Os sinais de choque são falta de ar, respiração rápida e frequência cardíaca rápida. gengivas mais pálidas, colapso, resistência para ficar de pé ou se mover e temperatura baixa.
Causas da infecção da vesícula biliar
Não está claro o que causa problemas e infecções na vesícula biliar, mas há muitas circunstâncias que podem levar os gatos à inflamação e à infecção causadas por bactérias. 2
- Infecções bacterianas na corrente sanguínea e no trato gastrointestinal
- Obstrução do ducto biliar e acúmulo de bile
- Tumores localizados na vesícula biliar ou no ducto biliar ou ao redor dela
- Trauma no abdômen
- Pedras na vesícula
- Inflamação relacionada ao fígado, pâncreas, intestinos ou ductos hepáticos
Diagnosticando infecção da vesícula biliar em gatos
Para determinar se você tem um problema de vesícula biliar, o médico fará um exame do seu corpo e conduzirá vários testes. Pode incluir exames de sangue e radiografias abdominais. Eles também realizam um exame de ultrassom do abdômen e, às vezes, biópsias ou culturas bacterianas da vesícula biliar. Como os sintomas de infecções da vesícula biliar são frequentemente correlacionados com outras doenças ou condições, é essencial conduzir esses testes para descobrir a razão dos sinais do gato.
- Um hemograma completo, bioquímica e amostras de urina O sangue do seu gato é coletado, assim como uma amostra de urina será coletada e testada para quaisquer anormalidades
- Radiografias do abdômen (raios-x) Elas auxiliam a determinar se há algum problema no abdômen. Elas também permitem uma inspeção dos órgãos.
- Ultrassonografias abdominais: elas permitem que o médico visualize a vesícula biliar e outros órgãos com mais precisão, além de procurar por quaisquer anormalidades adicionais não evidentes nas radiografias.
- Exames de sangue adicionais, incluindo análises de ácidos biliares, podem ser necessários dependendo da situação específica.
- Cultura de bactérias: O gato pode precisar ser sedado para que o fluido possa ser removido da vesícula biliar pela agulha guiada por ultrassom. A amostra de fluido pode ser usada para testar se há bactérias presentes e também para identificar o tipo de bactéria envolvida, bem como o tipo de antibiótico mais eficaz para o tratamento. Esta amostra pode ser retirada como parte da cirurgia, pois é necessária para o tratamento do seu gato. O veterinário deve discutir os riscos potenciais associados ao procedimento devido a possíveis problemas graves. 5
Tratamento
Problemas de vesícula biliar podem ser tratados por tratamento médico, no entanto, a remoção cirúrgica da vesícula biliar pode ser necessária dependendo da gravidade do problema. O tratamento inclui abordar a desidratação e os desequilíbrios eletrolíticos por meio da administração de um suprimento intravenoso de fluidos, se necessário, e prescrever antibióticos apropriados para o tratamento da infecção.
Os gatos podem ter que receber antibióticos por um período de tempo ou mais para garantir que a doença seja erradicada. Os gatos também podem ter que ser tratados com medicamentos que previnem náuseas, melhoram o apetite e ajudam o fígado.
Se for necessária cirurgia, espera-se que seu gato fique hospitalizado por um período de tempo especificado antes e depois da cirurgia. Isso permitirá o processo de monitoramento. Seu veterinário pode sugerir exames de sangue ou outros testes para confirmar que a recuperação do seu gato está em ordem.
Prognóstico para gatos que sofrem de infecção da vesícula biliar
O prognóstico depende da extensão da doença e se há outros problemas que a causaram. Geralmente é uma chance positiva de sobrevivência para gatos que sofrem de doença mínima, bem como gatos que podem ser curados com antibióticos. Um alto nível de inflamação é um fator de risco potencial para resultados ruins.
Certos casos podem ser fatais E complicações, incluindo o ducto biliar bloqueado e rompido, podem aumentar a probabilidade de complicações graves e até mesmo mortes. Se você suspeita de infecções da vesícula biliar, é importante tratar o problema o mais rápido possível. Se um gato sofre de infecções da vesícula biliar, é possível que elas voltem a ocorrer e é essencial observar os sintomas do seu gato e consultar um veterinário quando eles se desenvolverem. 1
Como prevenir a infecção da vesícula biliar
Como a razão por trás da inflamação da vesícula biliar nunca é completamente clara, pode ser difícil descobrir como impedir que a condição ocorra. É fundamental procurar atendimento médico imediato se seu gato estiver mostrando quaisquer indicações que incluam falta de apetite ou vômito e/ou fadiga, pode ajudar a controlar o problema nos estágios iniciais e melhorar os resultados.
Se você acredita que a saúde do seu animal de estimação está piorando, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Se você tiver dúvidas sobre a saúde do seu animal de estimação, fale com seu veterinário, pois ele examinou seu histórico médico do animal de estimação e pode fornecer as melhores sugestões sobre a saúde do seu animal de estimação.
- Center, Sharon. Distúrbios do fígado e da vesícula biliar em gatos. Merck Veterinary Manual, outubro de 2020
- Otte CM, Penning LC, Rothuizen J. Árvores biliares felinas e doenças da vesícula biliar: causas, diagnóstico, tratamento e. J Feline Med Surg. 2017;19(5):514-528. doi:10.1177/1098612X17706465
- Center, Sharon. Colecistite em Pequenos Animais. Merck Veterinary Manual.
- Steiner, JM. Distúrbios do Pâncreas em Gatos. M Erck Manual: Manual Veterinário . 2020
- Byfield VL, Callahan Clark JE, Turek BJ, Bradley CW, Rondeau MP. Colecistocentese percutânea de gatos com suspeita de distúrbio hepatobiliar. J Feline Med Surg . 2017;19(12):1254-1260. doi:10.1177/1098612X1668933
Post Comment