Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo
Como abordar um cão medroso, tímido ou agressivo
A maneira como os cães comunicam seu medo e raiva é por meio de suas expressões corporais , exibindo sinais como tremores, abanando ou enfiando o rabo entre as pernas, ou virando as costas. Além disso, eles geralmente demonstram agressividade em caso de medo. Embora você possa querer entender como convencer o comportamento agressivo do seu cão a confiar mais em sua confiança, raramente é uma opção. Em alguns casos, é melhor apenas manter o cão em um lugar tranquilo.
Tome cuidado extra ao entrar em contato com um animal de estimação tímido, assustado, agressivo ou medroso, porque seu comportamento e maneirismos são igualmente cruciais. Se você notar indícios de que o cão pode morder, tenha cuidado ao se aproximar. Em tais casos, é melhor localizar o dono do cão ou ligar para as autoridades locais de controle de animais. Se você achar que é seguro, aplique algumas estratégias para chamar a atenção do cão.
Autora: Bruna Oliver
Não se aproxime do cão
Se um cão já tem ansiedade, pode ficar muito mais ansioso se você o enfrentar colocando todo o seu corpo na frente dele. Não é difícil ver como um cão que está assustado ficaria mais assustado na presença de alguém maior do que ele. Preste atenção à postura do seu corpo sempre que se deparar com um animal de estimação, mesmo aqueles que estão assustados.
Abaixe-se no nível do cachorro
A melhor maneira de lidar com o cão que está assustado é estar no nível dele. Não se coloque em direção ao rosto do cão, no entanto, tenha em mente que você parecerá menos intimidador no caso de não ficar acima. É possível agachar ou deitar no chão com seu animal de estimação. Se você tem cães que estão extremamente assustados, é possível deitar um pouco mais longe para deixar o cão mais confortável na presença dele.
Vire de lado
Então, vire seu corpo para que fique em direção ao cão. Talvez ou até mesmo se incline levemente em direção ao rosto assustado do cão. Isso não é a norma para a maioria das pessoas. O bom comportamento geralmente requer que cumprimentemos as pessoas cara a cara e mantenhamos contato visual. Cães, no entanto, esse tipo de comportamento é considerado rude e pode fazer com que um cão veja alguém parado na frente dele como ameaçador.
Desvie o seu olhar
Os humanos geralmente consideram aceitável estar nos olhos diretamente dos outros. No entanto, é frequentemente considerado rude, intimidador ou até mesmo ameaçador para os cães. Para evitar parecer intimidador para os cães que têm medo de você, certifique-se de evitar o contato visual. Em vez disso, incline a cabeça para um lado e mantenha o olhar longe do rosto.
Fale com uma voz aguda
Vozes baixas e profundas podem intimidar um animal de estimação nervoso. É melhor se comunicar com o cão com um tom mais alto e alegre. Os machos podem ter um pouco de dificuldade com isso, então tente falar mais calmamente com uma atitude positiva. Uma maneira calma e relaxante de falar pode ajudar a deixar um cão nervoso mais à vontade.
Nunca castigue um cão medroso
Embora possa parecer óbvio, no entanto, é imperativo lembrar de não repreender ou penalizar o cão que você teme. Isso só vai acabar aumentando o medo dele. Também pode colocá-lo em risco porque, à medida que a ansiedade do animal aumenta, aumenta a probabilidade de ataque. Também é recomendado não empregar aversivos ao trabalhar com cães que estão assustados. Na maioria das vezes, eles são um obstáculo ao progresso e podem aumentar o medo.
Não force as coisas
Permita que seu cão se sinta confortável e, então, seja capaz de se aproximar de objetos de ansiedade por si mesmo. Não os force a interagir. Se, por exemplo, seu cão tem medo de humanos e cães, não segure a coleira quando uma pessoa estiver se aproximando e acariciando o cão. Isso só deixará o cão mais assustado e aumentará a probabilidade de ser mordido se seu cão for compelido a proteger os seus. A maioria dos cães é lentamente apresentada a objetos dos quais tem medo. No entanto, quando já estão aterrorizados, geralmente não conseguem lidar com obstáculos adicionais.
Mantenha-se positivo
O treinamento é uma ótima maneira de fazer uma melhora significativa no nível de confiança do cão tímido ou ansioso. O treinamento de reforço positivo para cães é benéfico para abrir as formas de comunicação com seu cão, sem levar isso a um grau mais alto. A melhor parte é que você pode começar o processo de treinamento sem pedir ao seu cão para participar de qualquer atividade. Se o seu cão crescer e ficar mais confortável, os medos que ele tem provavelmente diminuirão ou desaparecerão.
Problemas e comportamento de prova
As dicas mencionadas acima podem ajudar você a lidar quando seu cão está estressado, ansioso e agitado, você também pode querer ajudar seu animal de estimação a superar certos comportamentos de medo. Considere expor seu animal de estimação a um objeto ou pessoa de quem ele tem medo a uma distância segura (uma que não cause medo em seu cão). Como se não fosse um problema grave, e aproxime-se lentamente. Certifique-se de parar de avançar quando seu cão mostrar qualquer sinal de ansiedade. Pode ser necessário parar e dar um passo para o lado.
Dê ao seu cão um kudos ou petiscos de mão sempre que ele fizer coisas que você gosta ou fizer algo que você gosta, por exemplo, caminhar em direção ao objeto ou pessoa de que ele tem medo. Com o passar do tempo, o cão começará a compreender as expectativas que você coloca nele e perceberá as recompensas que pode receber quando fizer essas ações. Os cães também começarão a construir confiança e oferecerão os mesmos comportamentos regularmente.
Você pode fazer isso por pelo menos 10 minutos por sessão. Com base na gravidade do medo que seu cão tem e da ansiedade, pode levar mais de uma sessão para notar uma mudança. Não seja apático e nunca abandone a causa.
Post Comment