×

Treinando seu gato medroso para ser confiante

Treinando seu gato medroso para ser confiante

Treinando seu gato medroso para ser confiante

Treinando seu gato medroso para ser confiante

A tarefa de lidar com gatos que estão com medo pode ser difícil, pois as pessoas tendem a pensar que seus comportamentos são agressivos. Você tem um gato que grita com estranhos ? Debaixo da cama, quando a campainha toca? Você é capaz de atacar seus animais de estimação e humanos? Uma precaução saudável mantém os gatos seguros, mas o medo extremo pode deixá-los infelizes e pode perturbar um espaço de vida tranquilo. Existem algumas maneiras de aliviar o medo do seu gato, mas isso requer paciência e tempo.

Autora: Bruna Oliver

Crie um ambiente calmo

Os gatos são observadores e preocupados por causa de seus instintos naturais. Eles são lentos para conhecer a todos e a tudo até que se sintam em um nível em que podem explorar e interagir com os outros. Se você tem gatos que são tímidos ou medrosos, é melhor permitir que eles explorem isso de forma independente, no entanto, existem métodos para ajudá-los ao longo do caminho.

Certifique-se de que seu gato tenha poleiros elevados e áreas silenciosas nas quais ele se sinta seguro e protegido. Ele também pode escapar se precisar. Deve ser um lugar quente e convidativo com coisas como catnip ou difusores e sprays de feromônios felinos podem fazer maravilhas para relaxar os gatos.

Há uma tentação de se preocupar com gatos que têm medo de você, no entanto, esse não é o método mais eficaz. Seu gato deve estar confortável em sua casa do jeito que está, portanto, andar em ovos, já que você não quer causar problemas para seus gatos, não vai ajudar. Mantenha-o normal, mas se esforce para manter sua casa o mais pacífica possível. Certifique-se de não perder o controle com seu gato, ou mesmo gritar com ele. Tente ficar longe de fazer sons alarmantes. Um ambiente calmo e pacífico é algo que ambos os gatos irão gostar.

Se você é dono de um gato com vários animais de estimação em casa, fique atento ao fato de que gatos assustados também são alvos de outros gatos. Gatos que se comportam como vítimas inocentes podem carregar uma placa de “me chute”. Outros gatos obedientemente transformarão o gato que encolhe violeta em um saco de pancadas. Se um gato assustado não consegue escapar de uma suposta ameaça e está com medo, ele pode recorrer a um comportamento agressivo para protegê-lo.

Designe um quarto para gatinhos

Uma casa cheia de pessoas para andar por aí é demais para um gato. Portanto, você pode precisar limitar temporariamente a área de visão do gato. Esteja ciente de que os gatos podem ser territoriais e estar em uma área grande para eles “supervisionarem” pode ser opressor.

Criar um espaço só para seu animal de estimação pode ser um método eficaz. Isso cria um santuário dentro de casa e fornece as comodidades que um gato precisa para comida, areia, cama e até brinquedos. Pode ser um refúgio seguro em qualquer cômodo que não esteja sujeito a muita circulação. A área não é restrita a visitantes, no entanto, fornecerá conforto para o gato.

No começo, feche a porta até que seu gato esteja acostumado ao ambiente. Depois de um tempo, você pode abrir a porta para permitir que o gato ande pela casa do seu jeito. Pode ser durante a noite, quando a família estiver dormindo, o que é bom. Além disso, você pode colocar uma tigela de comida em um cômodo separado, para encorajar seu animal de estimação a andar por aí com mais frequência, e também para fechar a porta para quaisquer possíveis esconderijos.

Vá com calma

O processo de encorajar gatos tímidos a acabar com o ciclo de medo requer algum tempo. Não tenha pressa e não faça seu gato tomar nenhuma atitude. Então, não coloque sua cabeça no meio da cama ou mova seu gato para qualquer lugar por vontade própria. Isso só aumentará o comportamento que é temido.

Permita que o gato visite sua casa. Incentive a interação por meio de linguagem gentil e proporcionando boas experiências. Mas tenha cuidado para não pressionar o gato a fazer isso. Se você tem um membro da família morando em sua casa com quem o gato se sente desconfortável, peça para ele fornecer comida ao gato. Com o tempo, ele aprenderá que eles não são um problema.

O que fazer se seu gato estiver vomitando líquido marrom
O que fazer se seu gato estiver vomitando líquido marrom

Ofereça experiências positivas

Assim como os cães, os felinos preferem experiências agradáveis. Dê ao seu gato petiscos e brinquedos que aliviem seus medos. Inspire interação com os brinquedos que os gatos conseguem resistir, mas dê espaço a eles. A varinha de pena longa é ideal porque os gatos podem interagir com você e manter o que eles percebem como uma distância apropriada.

Se seu gato parece tímido, você pode colocar algumas guloseimas na frente do rosto dele e ir embora. Gradualmente, aumente a distância ou permaneça mais tempo sempre que fizer isso. Então fale com uma voz suave e encorajadora. Se você for paciente o suficiente, você pode progredir gradualmente até o ponto de pegar as guloseimas de suas mãos.

Gatos que temem estar por perto quando em certas situações, como no caso de um estranho entrar em sua residência, trabalhe para vencer esse medo com um específico. Se alguém estiver visitando, trate seu gato com um incentivo para mostrar a ele que ele é bem-vindo para vir. Isso exigirá mais tempo. Você também pode ter assistência de parentes ou amigos tolerantes que o visitam regularmente.

Problemas e comportamento de prova

Embora um gato que se esconde possa causar algum desconforto, o estresse contínuo pode causar ansiedade que pode fazer com que os felinos fiquem doentes. O estresse pode, por exemplo, aumentar a gravidade da inflamação da bexiga (cistite) e causar comportamento de tentativa e erro no banheiro. No entanto, mesmo quando a bexiga não faz mal, os gatos estressados ​​vão ao banheiro com mais frequência ou podem aumentar a coceira como um meio de relaxar. É semelhante a como as pessoas nervosas coçam os dedos.

É por isso que é possível procurar assistência do seu veterinário ou especialista em comportamento felino, se você tentou métodos alternativos que falharam. Há uma variedade de medicamentos que seu veterinário pode recomendar, mas eles não são mágicos e não transformarão seu gato assustado em uma borboleta social. Mas eles podem ajudar a deixar seu gato no melhor humor para poder aprender, ajudando a regular o químico cerebral que saiu dos trilhos.

Dosar comprimidos para gatos, especialmente gatos medrosos, é uma ótima maneira de tornar a ansiedade do seu gato mais grave e causar sangramento. Muitos medicamentos podem ser transformados em petiscos saborosos ou em pomadas para colocar nas orelhas do gato e absorver pela pele. Certos medicamentos podem levar dias ou até semanas para serem notados, então seja paciente.

Não é uma prática comum usar medicamentos indefinidamente e pode causar efeitos negativos adversos. Os melhores resultados são em conjunto com modificação comportamental, como contracondicionamento e métodos de dessensibilização que podem ensinar aos gatos melhores métodos para controlar seu medo. É aí que um especialista em comportamento veterinário pode ser de grande ajuda.

Uma das coisas mais cruciais a ter em mente é que o gato não é empurrado para situações difíceis, e é impossível provar o comportamento. Deixar seu gato ficar nervoso e superar o medo à sua maneira é a maneira mais eficaz. Com o tempo, é possível que o gato desenvolva maior confiança em situações desconhecidas em um futuro próximo.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link