×

Pica em cães: causas e soluções

Pica em cães: causas e soluções

Pica em cães: causas e soluções

Pica em cães: causas e soluções

Os animais de estimação gostam de mastigar objetos que não são comida, como qualquer um que tenha perdido seu amado calçado para um filhote entende muito bem! Mastigar é um hábito normal… no entanto, se seu cão é levado a consumir alimentos que não são digeríveis, isso é conhecido como pica.

Autora: Bruna Oliver

O que é Pica em cães?

Pica é um distúrbio do cérebro que faz com que animais (e seres humanos!) anseiem por comida. Isso pode significar gravetos, pedras, sujeira, objetos domésticos e roupas, bem como qualquer outra coisa que não deva ser comida. A palavra “pica” vem do termo latino para “pega”… um animal que é famoso por comer praticamente qualquer coisa!

Pica é um risco porque pode fazer com que seu cão coma alimentos que não são digeríveis para ele . Pode resultar em uma obstrução potencialmente fatal no intestino. (Se você estiver preocupado com uma obstrução do intestino do seu animal de estimação, não perca tempo indo ao veterinário.)

Sinais de Pica em Cães

É simples ver a pica quando você observa seu cão consumindo algo que não deveria… por exemplo, pedra ou plástico. Há uma chance de que ela esteja tentando pegar essas coisas durante as caminhadas. No entanto, como você pode determinar que não percebeu que ela estava fazendo isso? Você pode suspeitar que seu cão tem pica se notar problemas digestivos como…

  • Diarréia
  • Vômito
  • Mudanças no apetite
  • Deficiência energética
  • Alimentos que seu cão não come na hora de comer

É importante ficar de olho nos alimentos que seu cão gosta de consumir, a quantidade que você dá a ele e quando. Será uma informação útil para seu veterinário usar em um histórico de exames.

Causas da pica em cães

É comum que filhotes comam vários alimentos como forma de aprendizado e exploração. Espera-se que eles parem com o hábito à medida que crescem. A pesquisa mostra que filhotes com animais castrados ou castrados têm maiores probabilidades de ter a pica.

Abaixo estão possíveis explicações que podem ser a razão para os cães terem pica:

1. Desnutrição ou alterações no apetite devido a doença subjacente

Para humanos, os sintomas de pica podem resultar da ausência de zinco ou ferro no corpo. Uma deficiência de certos nutrientes e vitaminas que o cão requer pode fazer com que ele consuma terra ou até mesmo pedras. O desequilíbrio de hormônios causado por problemas de saúde também pode levar seu cão a ser propenso a comer alimentos estranhos.

Uma dessas condições pode causar pica:

Se você acha que há possibilidade de alguma dessas doenças estar presente em seu cão, é possível consultar seu veterinário holístico para obter ajuda para determinar o que está causando a pica do cão.

Mel de Manuka para cães: 6 razões para usá-lo
Mel de Manuka para cães: 6 razões para usá-lo

2. Efeitos colaterais de medicamentos ou vacinação

Alguns medicamentos, como esteroides, podem desencadear pica. Pica também pode ser manifestação de vacinação antirrábica (reações adversas após vacinação antirrábica ou vacinação excessiva).

3. Problemas comportamentais como ansiedade de separação

Você tem um cachorro que passa horas em casa? Pode ser por tédio, estresse ou até mesmo ansiedade. Se a saúde geral do seu cachorro for boa (sem nenhuma das doenças mencionadas acima), é importante determinar o que está afetando o bem-estar mental do seu animal de estimação.

Como parar a pica em cães

Quando você perceber que seu cão sofre de pica, você deve impedi-lo de comer alimentos que ele não deveria. O tratamento de cães com pica depende da causa raiz, seja ela um problema comportamental ou médico.

Pica por razões médicas

Se você acha que a causa raiz pode ser médica, seu veterinário holístico deve ser capaz de ajudar a determinar a causa raiz do quadro do cão. O veterinário pode realizar exames de sangue para determinar a causa de quaisquer problemas.

Causas nutricionais da pica

Se o problema for de ingestão nutricional, tratar a causa do problema ou mudar sua dieta para fornecer nutrição adequada pode ser o suficiente para resolver o problema . Um estudo em ratos revelou que antioxidantes, como glutationa, vitamina C e vitamina E podem reduzir a quantidade de pica.

Aplicar enzimas digestivas no seu animal de estimação também pode ajudá-lo a se livrar melhor das toxinas.

Causas de Pica por Medicamentos

Se a pica em seu cão for devido ao uso de medicamentos, um veterinário holístico pode ajudá-lo a encontrar remédios naturais alternativos para substituir os medicamentos na maioria dos casos. Certos medicamentos também podem desencadear deficiências nutricionais , e é por isso que mudar a dieta do seu cão pode ser necessário neste caso também.

Pica devido à vacinação contra a raiva

Se você acha que os sintomas do seu cão começaram depois que ele foi vacinado contra a raiva, a melhor opção é conversar com um veterinário homeopata. A vacinose é uma noção comum na homeopatia (mas não é uma prática comum no tratamento convencional).

O uso da homeopatia pode aliviar os sintomas da vacinose em seu cão. No entanto, você precisará de um homeopata qualificado que possa determinar a causa da doença do seu cão e sugerir o tratamento apropriado. Homeopatas podem ser encontrados na The Academy Of Veterinary Homeopathy (theavh.org) … A maioria também oferecerá consultas por telefone, o que significa que eles não precisam estar na área.

Pica por razões comportamentais

Se a causa da pica for devido ao comportamento, é melhor determinar a causa do medo ou tédio do seu cão. Tome nota dessas estratégias para impedir que seu cão consuma alimentos não saudáveis:

  • Se seu cão parece obcecado por um determinado item alimentar, certifique-se de mantê-lo longe da área onde ele vive. No caso do exemplo, se você vê que ele está comendo pedras, certifique-se de que ele não tenha acesso às pedras enquanto você não estiver por perto para supervisioná-lo. Isso pode significar limitar o acesso dele a certas áreas do seu quintal ou garantir que ele esteja preso na coleira ao ar livre.
  • Certifique-se de que o ambiente ao redor do seu animal de estimação esteja livre de objetos que possam ser facilmente mastigados e consumidos.
  • Certifique-se de que seu cão esteja se exercitando o suficiente e que ele não esteja muito solitário, entediado ou estressado.
  • Dê ao seu cão alguns brinquedos de osso mastigáveis, como Kongs de pelúcia e outros brinquedos de mastigação seguros. É melhor alterná-los com frequência para que seu cão se entretenha.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link