Compreendendo a colite em cães: um guia abrangente
Compreendendo a colite em cães: um guia abrangente
Se seu cão está sofrendo de cólon inflamado, o problema logo ficará aparente… é na forma de diarreia. É o sinal inicial de colite para caninos… é por isso que discutiremos o problema, assim como como tratá-lo eficientemente.
Autora: Bruna Oliver
O que é colite canina?
Colite refere-se a uma inflamação que afeta os intestinos de tamanho grande, comumente chamados de cólon. O cólon é uma esponja para água e armazena os resíduos que elimina através das fezes. A comida que você não digere e que chega ao cólon é digerida pelas bactérias benéficas que residem no cólon. Quando há estresse ou doença, os cólons podem ser danificados, impedindo o cólon de absorver água e dificultando a digestão e absorção de nutrientes. O fluido tem que se mover para onde está indo e é liberado como fezes soltas e diarreia. No entanto, geralmente é resolvido em menos de 72 dias.
Existem duas formas de colite que afetam os cães.
Colite Aguda vs Crônica
Uma colite aguda ocorre quando seu cão experimenta um surto inesperado de diarreia que dura apenas cerca de um dia e normalmente desaparece por si só. As fezes do seu cão serão bastante moles ou líquidas, podendo também estar contaminadas com sangue ou muco. Os cães sentirão a necessidade constante de sair, ou até mesmo se envolver em incidentes na casa.
A colite crônica pode durar várias semanas ou até mais. Pessoas com colite crônica geralmente são saudáveis, a menos que tenham diarreia intermitente e desapareça. Se a causa da diarreia não for tratada, é possível que os episódios de diarreia persistam intermitentemente.
O cão que você ama pode ter uma das formas raras de colite crônica. Pode ser a forma ulcerativa de colite conhecida como granulomatosa ou histolítica.
Colite Granulomatosa
A forma rara de colite pode afetar Boxers, Buldogues Franceses e certos Mastiffs. A causa é uma cepa agressiva causada pela bactéria E. coli que afeta o revestimento intestinal. Elas residem dentro de macrófagos intestinais, que são um tipo de glóbulos brancos.
O resultado é um espessamento do cólon e uma obstrução parcial no cólon. Um estudo da Universidade Cornell suspeita que haja algum tipo de anormalidade entre essas espécies que permite que as bactérias invadam o revestimento do cólon. Os sinais de colite granulomatosa podem incluir diarreia hemorrágica, anemia por ganho de peso e até mesmo debilitação. (1)
Colite Ulcerativa Histiocítica
É uma forma séria de colite, pois não é resultado de uma infecção. É uma condição vitalícia e é o fator de risco mais provável para câncer de cólon. Acredita-se que seja um distúrbio autoimune ou resultado da genética. Pode causar úlceras e inflamação no revestimento do intestino grosso, o que causa o aparecimento de pus e sangramento. A maioria dos casos afeta Boxers, no entanto, Bulldogues Franceses, Malamutes do Alasca, Bulldogues Ingleses e Doberman Pinschers também são suscetíveis.
O que causa a colite canina?
Existem razões digestivas, físicas e emocionais para a colite que são semelhantes a estas:
- Alimentação – mudanças bruscas, excesso de guloseimas, mudanças bruscas na dieta ou tendência a jogar comida fora
- Ruídos provenientes de canteiros de obras e fogos de artifício
- Cirurgia
- Parasitas (giárdia ou tricurídeos)
- Sensibilidades alimentares
- A infecção é causada por fungos ou bactérias
- Materiais estranhos como peças de brinquedos ou roupas
- Câncer
- Doença inflamatória intestinal
- Disbiose (estômago permeável)
- A colite de estresse

Quais são os sinais de colite em cães?
Se seu cão sofre de colite, procure pelos seguintes sintomas.
- Uma diarreia repentina e grave
- As fezes são moles e mucosas.
- Uma sensação de urgência no cocô
- É comum ter fezes frequentes e em pouca quantidade
- Uma pequena quantidade de sangue é encontrada nas fezes
- Gasolina com maiores quantidades
Quanto tempo dura a colite?
Os sintomas da colite aguda em cães geralmente são relacionados ao estresse ou à situação, portanto, seu cão deve ser capaz de se ajustar após alguns dias.
A colite crônica de cães pode ser um processo prolongado porque é provável que seja um dos problemas mais significativos que devem ser abordados, principalmente se você não identificou a diarreia do seu cão como sendo colite. Pode levar semanas, geralmente meses ou mais para tratar intestinos permeáveis ou distúrbios pancreáticos, remover alergias alimentares ou livrar o cão de parasitas. Quanto mais cedo você começar e começar, mais rápido seu cão pode começar a se curar.
Como prevenir a colite canina
Muitos dos tratamentos que se seguem formam a base para manter uma saúde excelente para seu animal de estimação. Isso significa que você pode evitar a colite alimentando seu cão com uma dieta completa nutritiva, alimentando-o com fibras e probióticos, e utilizando antibióticos naturais para tratar infecções em vez de medicamentos tóxicos que podem fazer os sintomas desaparecerem. Dessa forma, você está nutrindo todo o corpo do cão e aumentando a capacidade do microbioma dele de combater a disseminação de infecções, doenças e bactérias.
Como tratar colite em cães?
O médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos. A pesquisa mostrou que certos antibióticos não funcionam contra E. Coli e podem causar resistência aos antibióticos. Eles também podem degradar bactérias benéficas encontradas no microbioma do cão. Existem outros métodos de tratamento para colite que são naturais.
A causa da colite é que as partículas de alimentos não são digeridas ou processadas adequadamente. É importante reduzir a digestão do seu animal de estimação para garantir que haja menos resíduos nas fezes, bem como mais tempo para absorção. Isso permitirá que você trate a inflamação, bem como gerencie quaisquer infecções potenciais.
O que alimentar um cão com colite
Primeiro, faça seu cão jejuar
Um jejum de 24-48 horas é uma boa maneira de descansar o trato digestivo do seu cão. Se a diarreia ainda estiver presente, considere adicionar um jejum adicional de um dia. Os cães geralmente fazem um jejum por si próprios… e você deve dar a eles espaço para isso. É possível deixá-los jejuar por vários dias, mas certifique-se de que eles estejam bebendo bastante líquido. Cuidado: Não faça jejum em filhotes jovens. Consulte seu veterinário se notar diarreia presente em filhotes.
Após o jejum, alimente gradualmente seu cão com uma dieta simples . Sopa ou caldo são melhores do que arroz e frango, pois você permite que seu cão volte a uma dieta regular. É possível criar seu caldo de osso caseiro ou comprar um caldo com baixo teor de sódio, sem cebola e outros ingredientes que podem ser prejudiciais.
Adicione Fibra
A fibra ajudará a desacelerar a entrada de resíduos e também absorverá água enquanto viaja pelo intestino. A fibra será capaz de se ligar a substâncias tóxicas, bem como bactérias, e eliminá-las com as fezes. Adicione gradualmente abóbora (simples, mas não recheada com recheio de torta) e brócolis, microgreens e mirtilos, framboesas, cogumelo shiitake, folhas verdes, maçã e cenoura.
Modifique a dieta do seu cão
Se a colite piorar, mova gradualmente seu cão para uma dieta baseada em carne crua e totalmente alimentar. Isso ajudará a manter a saúde intestinal do seu cão aumentando os níveis de bactérias benéficas e auxiliando na digestão e eliminação. A maior parte do sistema imunológico do cão está contida em seu trato digestivo, portanto, certifique-se de que ele esteja forte e capaz de combater bactérias infecciosas, parasitas e doenças.
Adicione Probióticos
O processo de colite faz com que alimentos, nutrientes… assim como bactérias boas… circulem rapidamente pelo corpo do seu cão e então sejam eliminados na forma de diarreia. É possível substituir bactérias benéficas usando prebióticos, probióticos e outras bactérias para restaurar seu microbioma.
Ervas para colite
Existem inúmeras ervas benéficas que podem curar e proteger o trato digestivo do seu cão que está inflamado, como calêndula, raiz de marshmallow, raiz de alcaçuz, camomila e raiz de gengibre.
Use antibióticos naturais
Os antibióticos naturais são uma ótima maneira de combater infecções sem causar mais danos ao microbioma do animal de estimação do seu cão:
- Óleo de orégano
- Folha de oliveira
- Selo-de-ouro
- Cúrcuma (também para inflamação)
- Alho (em suplementos ou em formas alimentares)
Certifique-se de cuidar da saúde geral do seu cão fornecendo a dieta correta, e você desenvolverá um sistema imunológico forte para combater doenças, infecções e parasitas que podem causar colite… em um animal de estimação doente.
Post Comment