×

Como manter seu cão protegido contra leptospirose em um surto

Como manter seu cão protegido contra leptospirose em um surto

Como manter seu cão protegido contra leptospirose em um surto

Como manter seu cão protegido contra leptospirose em um surto

Leptospirose é uma doença que pode ser transmitida pela urina de animais e animais de estimação afetados, o que pode causar fatalidade tanto para o animal quanto para o ser humano. Embora casos em animais de estimação tenham sido incomuns por anos, essa doença está ganhando força nas últimas vezes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças . Particularmente, a cidade de Nova York viu casos maiores nos últimos meses.

A Spruce Pets conversou com o Dr. Jose Arce, presidente da Associação Médica Veterinária Americana, para ajudar você a aprender tudo o que precisa saber sobre leptospirose e as melhores maneiras de garantir que seu animal de estimação esteja seguro.

Autora: Bruna Oliver

O que é leptospirose?

Leptospirose é uma doença relacionada a bactérias que é causada por uma infecção com bactérias pertencentes ao gênero Leptospira . A bactéria pode ser espalhada pela urina de animais que sofrem de infecção, incluindo ratos, guaxinins e quaisquer outras espécies animais. Ela pode viver no solo ou em água parada por um período de semanas ou até meses. A Leptospira não suporta temperaturas frias.

Cães infectados podem ser pegos tomando banho ou bebendo água de movimento lento, vendo o organismo infiltrar-se na pele intacta ou danificada causada por solo contaminado, sendo mordidos por um animal infectado ou comendo alimentos contaminados com urina infectada. Quando um cão contrai a doença, normalmente, a infecção transmite a doença para as pessoas por meio do contato da urina com as membranas mucosas, cortes, mordidas ou arranhões. Pessoas com sistema imunológico comprometido são mais vulneráveis ​​a contrair a doença.

“O potencial de transmissão para humanos é uma grande preocupação”, declarou Arce. “Infelizmente, eu soube de casos de pessoas morrendo de leptospirose.”

Há boas notícias de que quase todos os cães bem vacinados estão protegidos contra os tipos mais prevalentes de leptospirose.

Como prevenir isso

A maneira mais eficaz de evitar a leptospirose é imunizar seu animal de estimação. Normalmente, os veterinários começam a vacinação contra leptospirose para filhotes com nove semanas ou mais. Quando a primeira série é concluída, a maioria dos veterinários dá doses de reforço todos os anos ou uma vez a cada três anos, de acordo com a extensão do surto de leptospirose em sua região.

As áreas mais suscetíveis a sofrer surtos de leptospirose são as grandes cidades com altas populações de ratos, bem como regiões propensas a grandes inundações ou furacões.

“Eu moro em San Juan, Porto Rico, e você sabe que temos muita chuva o ano todo e muita água parada”, explicou Arce. “Uma das grandes preocupações que tivemos depois do [Furacão] Maria foi um grande surto de leptospirose, e houve um aumento de casos em humanos.”

Se você estiver em uma área de risco, certifique-se de que seu animal de estimação esteja com as vacinas em dia, bem como evite-o de fontes de água potencialmente prejudiciais. No caso de um surto acontecendo em sua área local, pode valer a pena se abster de quaisquer cães que não tenham certeza sobre seu status de vacinação, disse Arce. Também é aconselhável ficar longe de parques para animais de estimação no caso de você saber qual status de vacinação está sendo mantido pelos animais de estimação no parque.

Sintomas da Leptospirose

Quando os cães contraem leptospirose, os sinais e sintomas podem ser diferentes, mas podem ser uma combinação dos seguintes sintomas:

Certos animais de estimação podem ser assintomáticos.

Consulte seu veterinário se seu cão apresentar alguns desses sintomas e/ou você achar que seu cão pode estar exposto. Um diagnóstico precoce ajudará a evitar que seu cão desenvolva sintomas graves, muitas vezes mortais, como insuficiência hepática ou renal.

Como é tratado

Antibióticos são o tratamento mais comum para leptospirose em caninos. Com base na gravidade da condição, muitos animais requerem hospitalização para receber fluidos, antibióticos e outros medicamentos por via intravenosa.

Se seu cão for diagnosticado com leptospirose, você pode ajudar a retardar a disseminação da leptospirose evitando que seu animal de estimação urine em áreas públicas ou perto de fontes de água. Se seu cão urinar dentro de sua casa, lave sua área imediatamente para que você não deixe seu animal de estimação ou membros da família infectados.

O passo mais importante a tomar é certificar-se de que seu cão foi vacinado contra leptospirose. Especialmente quando você reside em uma região propensa à doença.

“É uma doença muito séria que queremos prevenir”, declarou Arce. “Queremos garantir que as pessoas vacinem seus animais de estimação para que possamos ajudar a prevenir a disseminação dela.”

Informações adicionais podem ser encontradas no CDC .

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link