Sopro cardíaco em cães: quando é sério
Sopro cardíaco em cães: quando é sério
Se você receber um diagnóstico do seu veterinário de que o coração do seu cão tem sopro, o que você faz? Sopros cardíacos podem ser normais e não precisam ser tratados… mas podem indicar que seu cão tem uma doença cardíaca grave. No final, os veterinários não sabem a distinção.
Autora: Bruna Oliver
O que é sopro cardíaco em cães
O coração do seu cão bombeia sangue por todo o corpo, assim como pelos pulmões. Ele tem quatro câmaras (chamadas ventrículos e átrios) e válvulas que dividem as câmaras. A maneira como ele funciona é a seguinte:
- O átrio direito recebe sangue do corpo. Ele então leva através da válvula tricúspide para o ventrículo direito.
- O ventrículo direito é responsável por enviar sangue pela válvula pulmonar, que leva aos pulmões. Lá, o oxigênio é absorvido pelo sangue.
- O átrio esquerdo absorve o sangue dos pulmões e é capaz de transferi-lo através da válvula mitral para o ventrículo esquerdo.
- O ventrículo esquerdo circula o sangue por todo o corpo através da válvula aórtica.
O fluxo de sangue flui suavemente. O batimento cardíaco típico que seu veterinário detecta com um estetoscópio é o som “lub-dup”. O dup dup e o dup são ambos regulares e têm o mesmo volume. Esses sons regulares indicam que o fluxo sanguíneo está apenas em uma direção. As válvulas fecham de forma limpa e com uma vedação firme. No entanto, às vezes, as válvulas não vedam, o que permite que o sangue flua na direção oposta. Você poderá ouvir um “whoosh” imediatamente após o fluido-dup … E é um som que se assemelha ao sopro cardíaco.
Os sopros podem ser sistólicos, ou seja, ocorrem quando o músculo cardíaco se contrai. Também é possível que sejam diastólicos. É quando o músculo cardíaco está relaxado. No entanto, há sopros que podem ser regulares ou sopros constantes ocorrem por toda a circulação.
O que você pode fazer para descobrir se o sopro cardíaco do seu cão não é perigoso? Com base na resposta, como ele pode impactar a vida do seu animal de estimação… e quais opções de tratamento?
Murmúrio de Coração Inocente
Filhotes podem ter sopros cardíacos congênitos, que normalmente desaparecem aos seis meses de idade. Eles são frequentemente chamados de sopros “inocentes”. Eles geralmente são leves e temporários, e não afetam o bem-estar geral do cão. Porque esses sopros inofensivos normalmente desaparecem por si mesmos e não fazem parte da nossa discussão na seção a seguir. Não há necessidade de procurar tratamento e esses sopros inofensivos não devem ser motivo de preocupação.
Eles também nem sempre são seguros. Cães jovens podem mostrar sinais diferentes que sugerem um problema com o coração. Neste caso, o veterinário pode determinar que o sopro do seu filhote requer um exame mais aprofundado… e você poderá abordá-lo da mesma forma que faria com um sopro cardíaco em um adulto.
Sopros cardíacos em cães adultos geralmente não são inocentes. Eles geralmente decorrem de problemas subjacentes do coração.
Como os murmúrios são classificados
O veterinário fará uma distinção entre o sopro do coração do seu cão entre I e Vi, de acordo com o quão alto o sopro é. A escala é:
- Grad I – quase inaudível
- Nível II Suave, mas fácil de ouvir com um estetoscópio
- Classe III intensidade moderada A maioria dos sopros que dizem respeito ao mecanismo de circulação sanguínea está no grau III ou próximo a ele.
- A classe IV é um sopro alto e agudo que se irradia amplamente e geralmente inclui o tórax oposto
- Classe V extremamente alto e visível com o estetoscópio quase tocando o peito. pode ser sentido na parede torácica
- Grau VI extremamente alto, podendo ser ouvido mesmo sem estetoscópio
O grau não dará uma pista sobre o que está por trás do sopro em seu cão – ou quão grave ele é. Em uma conversa com veterinários, a cardiologista Pamela Lee DVM disse “A gravidade da doença cardíaca não se correlaciona com um sopro cardíaco alto.” Portanto, seu veterinário deve procurar o tipo de sopro cardíaco para determinar indicações da razão.
O problema da válvula pode ser pequeno e não deve causar problemas para seu animal de estimação. Para outras raças, vazamentos de válvula podem resultar na expansão do coração. O resultado é um acúmulo de fluido dentro dos pulmões. Isso resulta na causa da insuficiência cardíaca congestiva . Portanto, você deve estar ciente. Consulte seu veterinário para determinar o tipo ou a gravidade dos sopros cardíacos dos quais seu cão sofre. Você terá que ser capaz de discernir entre diferentes sons respiratórios e cardíacos… além de determinar se está relacionado ao batimento cardíaco ou à respiração.
Tipos de sopro cardíaco
Estas são as três características dos sopros cardíacos (também conhecidos como tipos), bem como suas prováveis causas…
Platô O Platô HTML0 é um volume uniforme. É tipicamente devido à insuficiência da valva aórtica.
Crescendo-decrescendo – fica mais alto e depois mais baixo. Isso pode ser um sinal de estenose aórtica e pulmonar.
Decrescendo O som começa alto antes de ficar mais baixo. Normalmente são sopros diastólicos. Esses tipos geralmente estão relacionados a um defeito da válvula aórtica ou defeitos do septo ventricular.
Contínuo Também conhecido como sopros de máquinas . Eles são tipicamente causados geneticamente. É devido ao sangue fluindo para fora da câmara com alta pressão em direção a uma câmara de pressão mais baixa.
Quais raças de cães apresentam sopros cardíacos?
Todos os cães podem sofrer de batimentos cardíacos irregulares, mas é mais prevalente nas seguintes raças:
- O Cavalier King Charles (propenso a doenças degenerativas da válvula mitral – DMVD)
- Dachshund (propenso a DMVD)
- Poodle miniatura e toy (propenso a DMVD)
- Doberman Pinscher, especialmente machos (propensos à Cardiomiopatia Dilatada DCM)
- Boxers (propensos à cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito, também conhecida como ARVC)
- Golden Retrievers (propensos à estenose aórtica devido à criação inadvertida da válvula aórtica)
- Schnauzers miniatura, especialmente fêmeas (propensas à síndrome do nódulo sinusal, também conhecida como SSS).
- West Highland White Terriers (propensos a SSS).
- Cocker Spaniels (propensos a SSS).
É evidente que os sopros cardíacos podem estar ligados a outras formas de doenças cardíacas. Podem ser as indicações iniciais de que seu cão está sofrendo de um problema no coração. Como você pode determinar se seu cão está sofrendo de um sopro?
Sinais de sopro cardíaco em cães
O sopro cardíaco pode não ter sinais claros. Na realidade, um sopro no coração pode ser um sinal de uma condição cardíaca mais grave. Um dos primeiros sinais é que seu veterinário ouve o som de um coração em um exame físico de rotina. Se você notar algum dos sintomas abaixo, você deve levar seu animal de estimação ao veterinário para fazer um exame cardíaco. Todos os sinais apontam para algo muito mais significativo do que o som.
- Tosse
- Perda de apetite
- Tolerância ao exercício
- Gengivas e línguas com tons azul-acinzentados
- Dificuldades respiratórias
- Termofobia, fraqueza
- Doença ou colapso
- Barriga de pote

O que causa sopros cardíacos?
Da maneira que você descreveu anteriormente, sopros cardíacos em cães podem ser uma indicação para uma série de doenças cardíacas. Aqui estão algumas doenças que podem estar relacionadas a sopros cardíacos
- Insuficiência da válvula tricúspide ou mitral ou vazamento
- Insuficiência da valva aórtica ou estenose
- Estenose Pulmonar
- Defeito do septo atrial ou ventricular
- Deformidades da parede cardíaca (orifícios e estreitamento)
- Cardiomiopatia dilatada (DCM)
- Problemas de arritmia cardíaca como ARVC
- Endocardite (infecção nas válvulas do coração)
- Tumores
- Doença do verme do coração
Então, dividindo-o ainda mais…
Os cães também podem sofrer de problemas extracardíacos (ou seja, fora do coração) que podem causar sopros cardíacos. São sopros cardíacos que não sugerem problemas estruturais com o coração. Eles podem ser por causa de um problema de fluxo sanguíneo devido a…
- Anemia (baixo nível de glóbulos vermelhos)
- Hipoproteinemia (baixa proteína no sangue)
- Hipertireoidismo (ao contrário do hipotireoidismo, que é comum em caninos)
A causa da hipoproteinemia ou anemia pode ser devido a um problema de parasita… incluindo pulgas, vermes ou carrapatos. Certos tipos de doenças também podem levar a complicações extracardíacas. As condições podem ser tratadas por tratamentos.
O problema cardíaco mais frequente associado a sopros cardíacos é o distúrbio da válvula mitral ou tricúspide. É mais prevalente em cães de pequeno e médio porte. Se o problema da válvula for crônico, é conhecido como endocardiose. O primeiro sintoma da endocardiose é o sopro cardíaco do lado esquerdo. Isso significa que seu exame veterinário pode ser a primeira vez que você reconhece os sinais da doença em seu cão.
A endocardiose valvar pode resultar em acúmulo de fluido dentro do pulmão… que pode causar a causa da insuficiência cardíaca congestiva (ICC). É uma das principais razões para determinar a raiz do sopro cardíaco que seu cão está apresentando.
Como descobrir a causa
Quando um veterinário detecta o sopro do coração do seu cão, é possível que você possa obter informações do som através do estetoscópio. (É conhecido como “ausculta”.)
Quando seu veterinário examina o sopro, ele tentará determinar a causa do sopro, seja ele patológico ou não patológico. O que ele ouve pode indicar que é relacionado ao coração (patológico). Também pode significar que a estrutura cardíaca do seu animal de estimação é regular… isso significa que o sopro não é patológico (ou seja, normal ou inocente).
DICA PROFISSIONALA revisão publicada do The Journal of Veterinary Cardiology no ano de 2015 alertou… “A capacidade de um veterinário de determinar isso é aumentada pela experiência com a realização de ausculta em cães. …” Portanto, sempre procure orientação de um veterinário que tenha experiência em diagnosticar problemas cardíacos. Sempre consulte um cardiologista veterinário.
Abaixo estão algumas coisas que seu veterinário deve observar…
Fatores de murmúrio
- Intensidade sonora
- Intensidade
- Localização
- Onde brilha e como vai
- Sistólica vs diastólica
Outras Indicações
- Cor da membrana mucosa
- Qualidade do pulso femoral
- Batimento cardíaco e frequência
- Taxa de respiração
- Outros sinais de um diagnóstico clínico
- A idade, a raça do seu cão, bem como o tamanho
Testes de diagnóstico para sopros cardíacos
O médico pode passar para outros testes de diagnóstico, por exemplo…
- raio X
- Eletrocardiograma (ECG)
- Pressão arterial
- Exames laboratoriais, como CBD Tireoide, exames laboratoriais, taurina plasmática, urinálise e biomarcadores do sistema cardíaco
- Ecocardiograma
Ecocardiogramas podem ser caros, mas são altamente recomendados. Eles são considerados a maneira de ouro de diagnosticar problemas cardíacos. Seu veterinário deve encaminhá-lo a um cardiologista veterinário para fazer um ecocardiograma. Depois que eles confirmarem que o cão está saudável, sua equipe veterinária recomendará a melhor opção de tratamento.
Tratamentos para sopro cardíaco
O tipo de tratamento recomendado pelo seu veterinário depende da avaliação. Se o sopro for um sopro cardíaco saudável, normal ou funcional menor, seu animal de estimação não deve precisar de atenção médica. No entanto, existem alguns remédios caseiros gerais que você pode usar para ajudar o funcionamento geral do coração do seu cão. Continue lendo para descobrir os melhores.
Os veterinários convencionais frequentemente recorrem ao uso de produtos farmacêuticos para tratar problemas cardíacos sérios. O medicamento que o veterinário selecionar dependerá dos sintomas do seu cão e do diagnóstico médico. Existem vários medicamentos diferentes. Todos eles têm efeitos colaterais adversos indesejados… e certas substâncias podem ser incompatíveis com um e cada um.
Se você escolher tratamentos orgânicos… no final, seu cão precisará de medicamentos para conforto. Eles não curarão a condição cardíaca do seu animal de estimação… no entanto, eles podem ajudar a controlar os sintomas.
Medicamentos usados para insuficiência cardíaca congestiva (ICC)
Furosemida é um diurético usado para eliminar fluidos do pulmão. Existem alguns efeitos colaterais negativos, bem como desvantagens. incluem …
- Às vezes, eles são ineficazes
- Alterações no ritmo cardíaco
- Desidratação
- A taxa de micção aumenta (deixe seu cão sair para urinar com mais frequência!)
- Diarréia
- Constipação
- Efeitos neurológicos, como convulsões ou enxaquecas
- Instabilidade ou apatia
- Desequilíbrio eletrolítico
- A dosagem deve ser controlada de modo a minimizar o risco de efeitos tóxicos
Pimobendan Pimobendan é tipicamente empregado para cães com CHF grave, bem como DCM. Ele aumenta a capacidade do coração de contrair e dilatar os vasos sanguíneos. Ele “mostrou promessa em prolongar a vida de um cão afetado” por até 200 dias, de acordo com um estudo de 2012. Há também uma extensa lista de efeitos negativos adversos…
- Perda de apetite
- Ineficiente em termos de energia
- Vômito
- Diarréia
- Dificuldades respiratórias
- Danos aos rins
- Fraquezas
- Problemas de equilíbrio
- Acúmulo de líquido na cavidade abdominal ou nos pulmões
- Tosse
- Alterações no ritmo cardíaco
Enalapril é um medicamento diferente usado para tratar ICC. O medicamento é um inibidor da ECA usado para tratar hipertensão. Pode estar em relação com Furosemida. Os outros efeitos colaterais conhecidos incluem…
- Aflição ou colapso
- Fraqueza
- A pressão arterial pode estar alta ou baixa.
- Problemas renais
- Ulceração do trato digestivo
- Os níveis de potássio estão altos.
Eles são apenas um punhado de vários medicamentos usados para tratar problemas cardíacos em caninos. No futuro, você pode precisar desses medicamentos para manter o conforto do seu cão. No entanto, há muitos remédios de ervas que ajudarão a saúde do coração do seu cão.
Remédios caseiros para sopros cardíacos em cães
Controlar o sopro cardíaco do seu cão em vez de reduzir os sintomas relacionados à doença cardíaca… de acordo com o tipo de diagnóstico. É uma excelente opção consultar um veterinário holístico para obter assistência na forma de remédios herbais ou homeopáticos para tratar a condição de saúde única do seu cão. A doença cardíaca pode ser um problema contínuo que exigiria orientação profissional.
Estas são algumas sugestões que são ótimas para a saúde cardíaca geral. Converse com seu veterinário holístico sobre a melhor dosagem para tratar a condição específica do seu cão.
Dente-de-leão
Em vez de Furosemida, consulte seu veterinário para ver se os dentes-de-leão podem ajudar a se livrar do excesso de fluido. O dente-de-leão é um diurético natural. Além disso, eles podem repor o potássio que seu cão está perdendo devido ao excesso de urina. Não é o caso dos diuréticos em produtos farmacêuticos que reduzem os eletrólitos em seu cão.
Espinheiro
O fruto do espinheiro tem uma longa história de auxílio àqueles que sofrem de problemas cardíacos. É um tônico cardíaco eficaz e eficiente, que pode ajudar pessoas que sofrem de ICC e outras doenças cardíacas graves. É uma ótima maneira de fortalecer batimentos cardíacos anormais ou fracos. Pode aumentar o tamanho dos vasos coronários. Além disso, pode melhorar o apetite e a digestão do seu cão.
A herbalista canina Rita Hogan recomenda o seguinte tratamento com espinheiro para sopros no coração. O protocolo ajuda a regular o ritmo cardíaco e não afetará os outros. Tratamentos homeopáticos que você está tomando.
- Tintura de espinheiro-alvar 5 gotas todos os dias, na boca ou em uma pequena porção de alimentos.
- Tratamento fitoembrionário com espinheiro , extração 1:10 ou 1:20, 3 gotas todos os dias na boca ou em uma pequena quantidade de alimento.
- Essência floral de espinheiro-alvar: 4 a 6 gotas por dia, na boca ou dentro de uma tigela de água.
Ácidos graxos ômega-3 Os
ácidos graxos ômega-3, como o óleo de peixe, são reconhecidos por sua capacidade de melhorar a saúde geral do coração. Eles podem reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diminuir a inflamação crônica em todo o corpo. Em vez do óleo de peixe que prejudica o ambiente marinho e é frequentemente poluído… selecione uma fonte sustentável e segura de ômega-3, comoo óleo de mexilhões de lábios verdes.
Coenzima Q10 (CoQ10)
Se há uma vitamina essencial para quem sofre de problemas cardíacos, é a CoQ10. A CoQ10 é um ótimo suplemento para melhorar a saúde cardíaca. Muitos estudos mostram que ela é capaz de ajudar a tratar doenças cardíacas. Estudos mostram que ela pode reduzir a chance de morrer devido a problemas cardíacos e suas complicações.
DICA PROFISSIONALSeu cão deve ser alimentado com CoQ10 mesmo quando você estiver usando medicamentos tradicionais… na verdade, particularmente se você estiver tomando os medicamentos. Muitos medicamentos farmacêuticos comprovadamente reduzem a CoQ10 dentro do corpo.
Óleo de CBD
O CBD não é muito conhecido como um tratamento para problemas cardíacos. No entanto, ele pode fornecer resultados impressionantes ao tratar sintomas relacionados ao coração. O veterinário holístico Dr. Edward Bassingthwaighth descreve um paciente com ICC com um sopro cardíaco que foi drasticamente reduzido com CBD. Além disso, o CBD pode até ajudar a tirar o cão dos diuréticos completamente. Um estudo em ratos mostrou que o CBD pode reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial e a frequência cardíaca.
Antioxidantes
Uma dieta rica em antioxidantes diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas. O corpo do seu cão produz radicais livres todos os dias no curso do seu metabolismo. Eles também se originam de poluentes ambientais e fontes externas. Os radicais livres podem causar danos às células do seu cão e até mesmo ao DNA. Isso é chamado de oxidação … e também está associado a uma variedade de doenças crônicas, que incluem doenças cardíacas. Os antioxidantes combatem os radicais livres e protegem o corpo de lesões. Adicione antioxidantes à dieta do seu cão para melhorar a capacidade do corpo de combater doenças cardíacas. …
Alho
O alho é um potente agente anticoagulante, bem como um vasodilatador (expande os vasos sanguíneos). Portanto, o alho fresco pode ajudar cães que sofrem de doenças cardíacas.
Cuidado: Não use alho quando estiver tomando medicamentos convencionais, pois ele não funciona eficazmente com medicamentos para o coração, especialmente para pressão arterial ou anticoagulantes.
Taurina
Se seu cão sofre de Cardiomiopatia Dilatada (DCM), certifique-se de que você está dando a ele Taurina suficiente. A deficiência de taurina pode causar DCM. No entanto, você não precisa suplementá-lo com taurina (que só pode ser encontrada em uma forma sintética). Os cães podem produzir sua própria Taurina… eles requerem apenas a dieta certa. É importante garantir que ele tenha muita proteína animal em sua comida. Consumauma dieta à base de carne crua quando puder, bem como inclua vísceras.
No final, seu animal de estimação com problemas cardíacos graves pode precisar de medicação. Você pode evitar o inevitável utilizando as seguintes curas naturais.
Post Comment