Por que os gatos gostam de sapatos?
Por que os gatos gostam de sapatos?
Os donos de gatos podem estar cientes de que seus animais de estimação são obcecados por sapatos. Isso pode ser esfregando-os ou cheirando-os ou deitando-se sobre eles, dentro de suas proximidades ou sobre eles. Por que os gatos dormem em sapatos? Qual é a razão pela qual alguns gatos tiram os sapatos de suas casas perto da entrada da frente e os colocam em um local diferente?
Autora: Bruna Oliver
Por que os gatos sentam nos sapatos?
Há razões válidas pelas quais os gatos acham sapatos cativantes, e compreender essas causas pode ajudar a prevenir quaisquer problemas relacionados a sapatos que possam surgir no futuro. Há várias razões pelas quais os gatos podem preferir evitar calçados:
Cheiros familiares
A capacidade de um gato de sentir cheiros é provavelmente um dos cinco principais sentidos. É 14 vezes mais forte que o sentido humano e tem duas vezes mais receptores sensoriais olfativos dentro dos tecidos nasais do que nós temos. Além disso, eles têm um órgão localizado no céu da boca conhecido como Órgão de Jacobson (às vezes conhecido como órgão otorrinolaringológico), que está completamente ausente em humanos.
Este órgão permite que os gatos sintam os cheiros e aromas que estão no ar. Eles podem fornecer inúmeras informações sobre as pessoas e animais nas proximidades. Os gatos são naturalmente curiosos e propensos a examinar novos aromas e cheiros, no entanto, eles também procurarão aromas que sejam familiares a eles e possam fazê-los se sentir seguros e relaxados.

Território reivindicado
Os gatos produzem e secretam hormônios únicos que são encontrados em glândulas por todo o corpo, o que inclui suas bochechas. Se o seu gato esfrega o rosto contra o seu ou contra um objeto (também chamado de bunting ), ele está deixando uma marca no objeto como uma expressão de “Já recebi uma visita antes. É o meu lugar e me ajuda a me sentir seguro”.
Os gatos são atraídos por objetos que cheiram similarmente a eles e, como resultado, eles gravitarão em torno de coisas que cheiram como aquelas que eles gostam. O fato de você dormir em seus sapatos é uma maneira fácil para o seu gato declarar que está à vontade na sua presença, se sente à vontade na sua presença e está apaixonado pela pessoa que você é! !
Zonas de conforto
Seu gato pode simplesmente dormir ou brincar com seus sapatos, mas eles estão dizendo a eles que estão orgulhosos de sua companhia, mas. objetos que cheiram exatamente como você – artigos feitos de sapatos, roupas e cobertores – podem fornecer ao seu gato calma em circunstâncias estressantes.
A ideia de dormir em seus sapatos pode muito bem ser um meio de acalmar seu gato quando você está ausente no meio do dia. Talvez seja por isso que o gato não para para descansar em seus sapatos depois que você os coloca, mas pode mudar seus sapatos para um local diferente. O gato pode levar os sapatos do seu animal de estimação servindo como um cobertor de segurança, para seu local preferido para descansar na esperança de manter um pedaço de você por perto.
Se seu gato foi criado em uma mamadeira e chupa suas meias ou sapatos. A razão para isso é que os gatos que foram desmamados cedo de suas mães geralmente têm uma fixação oral e podem lamber ou bater em objetos que cheiram semelhante ao do dono. Também é uma forma de auto-acalmar, e calçados que são colocados no chão por conveniência são uma fonte ideal para isso.
Recuperando seus sapatos
No entanto, não importa se você vê o motivo da obsessão do gato por sapatos e até mesmo entende que eles estão mostrando sua gratidão, no entanto, isso não vai tornar mais frustrante no caso de você estar atrasado e seu gato estiver correndo pelos seus sapatos. A necessidade de procurar continuamente por seus sapatos, já que o gato está sempre os movendo, vai ficar velha rápido. O processo de convencer seu gato a deixar os sapatos sozinhos, mesmo isso pode ser uma luta difícil.
Guarde os sapatos
A prevenção de que seu gato tenha acesso ao seu calçado pode ser muito mais simples do que tentar acabar com esse comportamento completamente. Colocar seus sapatos dentro de um armário ou em caixas de plástico lacradas é uma solução simples. Esteja ciente de que os gatos são adeptos a escalar. Portanto, colocá-los em cima de uma prateleira pode não ser suficiente para manter seus sapatos inacessíveis.
Redirecionar a atenção
Se restringir a entrada do seu gato aos sapatos não for possível, é possível que ele seja direcionado a outro produto que tenha o mesmo cheiro do seu, mas que não será tão bom para ele. Uma camiseta velha ou até mesmo uma meia podem ser um ótimo substituto. Se o seu gato for pego fazendo uma brincadeira para tentar roubar seus sapatos, tome cuidado para não assustá-lo com um grito ou agindo de uma maneira que pareça intimidadora.
As ações que você tomar servirão apenas para alarmar seu gato. É possível que ele não conecte seus gritos de raiva e o roubo dos sapatos. Mesmo que o gato roube o sapato, ele pode não ser capaz de compreender o motivo pelo qual você ficou bravo.
Embora os sapatos não pareçam ser um lugar aconchegante para relaxar, os gatos acreditam que eles são incríveis porque são uma lembrança das pessoas que eles mais amam. Se você vir seu gato dormindo em seus sapatos, tire uma foto para a posteridade ou dê a ele um cobertor aconchegante e aproveite a realidade de que seu gato disse que amou a maneira como você o trata.
Post Comment