×

O alecrim é seguro para gatos?

O alecrim é seguro para gatos?

O alecrim é seguro para gatos?

O alecrim é seguro para gatos?

Alecrim, Rosmarinus officinalis é uma erva comumente usada no jardim que pertence ao grupo de plantas Lamiaceae. Isso é frequentemente chamado de urtiga morta, hortelã ou família da sálvia. Uma grande parte dos membros desta família, como o alecrim, produz uma erva saborosa usada extensivamente para cozinhar.

Os outros membros da família de plantas incluem catnip, manjericão, manjerona, hortelã, orégano e sálvia, bem como tomilho. Estes são apenas alguns dos poucos. O alecrim é uma escolha comum do jardineiro para jardins de ervas em casa. Isso pode fazer você questionar se é adequado para seu animal de estimação consumir.

Autora: Bruna Oliver

O alecrim é seguro para gatos comerem?

Você pode ficar tranquilo que, de acordo com o controle de venenos para animais da ASPCA, o alecrim não é tóxico para gatos1, e também para cavalos e cães. Existem alguns membros que pertencem à família Lamiaceae que a ASPCA declara tóxicos para gatos. Isso inclui, surpreendentemente, a erva-dos-gatos, a alfazema, a manjerona, a hortelã e o orégano.

Os sinais de toxicidade de todos eles são distúrbios digestivos, como vômitos, diarreia e incapacidade de comer. Os membros que não são tóxicos para a família de plantas Lamiaceae são as velas, o manjericão, o coleus prostrado no inverno e no verão, a doce, a hera sueca e o tomilho2.

Quanta quantidade de alecrim os gatos podem comer?

Embora o alecrim seja classificado como seguro, não deixe seu gato comer a erva sem parar. O alecrim contém uma variedade de óleos voláteis, incluindo monoterpeno, hidrocarbonetos e cânfora, limoneno e canfeno, borneol, cineol verbinol2 e linalol. Se consumido em grande quantidade, pode induzir vômito, diarreia, bem como várias indicações gastrointestinais. Dito isso, a maioria dos gatos não comerá a quantidade de alecrim necessária para desencadear desconforto. Em vez disso, eles podem oferecer uma ou duas amostras.

E se o seu gato comer muito alecrim?

Se o seu gato decidir tomar uma grande quantidade de alecrim, mesmo que não seja tecnicamente classificado como tóxico, o gato deve ser monitorado atentamente para sintomas GI. Eles podem incluir coisas como diarreia, vômito ou até mesmo incapacidade de engolir. As indicações mais sutis de desconforto GI podem incluir sintomas gerais de cansaço ou deitar de forma mais relaxada e não agir como eles. Se você notar qualquer um desses sinais, leve seu gato a um veterinário para tratamento.

Existem benefícios para a saúde?

Com base em pesquisas com animais, foi comprovado que o alecrim auxilia em tratamentos convencionais para tratar problemas cardíacos, como hipertrofia ou desempenho reduzido. 3 No entanto, existem apenas alguns estudos de pesquisa em ratos, e não há nenhuma evidência confiável para afirmar que o alecrim proporciona efeitos benéficos à saúde dos gatos.

E o óleo essencial de alecrim?

Óleos essenciais podem ser prejudiciais para gatos. Eles nunca devem ser usados ​​em cima ou perto deles. Óleos essenciais de alecrim não devem ser usados ​​em seu animal de estimação, pois eles podem remover rapidamente o óleo de seus corpos e então ingerir o óleo. Além disso, ingerir óleo essencial de alecrim pode desencadear diarreia e vômito, os óleos que são extremamente concentrados podem causar depressão no sistema nervoso central.4 Isso pode causar um aumento na frequência cardíaca e respiratória, e pode levar a convulsões.

Os difusores de óleos essenciais operam por meio da aerossolização de óleos concentrados, no entanto, se seu gato inalar esses óleos, isso pode causar irritação do trato respiratório, além de náusea e vômito. Sinais de irritação do trato respiratório podem incluir olhos lacrimejantes ou nariz irritado que está pingando, bem como dificuldade para respirar.

Fontes do artigo

  1. Alecrim. ASPCA.
  2. Plantas que são tóxicas e não podem ser listadas – gatos. ASPCA.
  3. Murino Rafacho BP, Portugal Dos Santos P, Gonçalves A de F e. A suplementação de alecrim (Rosmarinus oficinallis.) ajuda a retardar o processo de remodelação após roedores com infarto do miocárdio. PLoS Um. 2017;12(5):e0177521.
  4. Tamuvetmed. Uma questão sensível ao aroma: difusores de óleo essencial e até mesmo seu animal de estimação. VMBS News.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link