×

Doença Vestibular em Cães

Doença Vestibular em Cães

Doença Vestibular em Cães

Doença Vestibular em Cães – Causas, tratamento e prevenção

O sistema vestibular compreende uma rede intrincada de receptores sensoriais dentro do ouvido interno, bem como do cérebro. Ele auxilia os animais a manter o equilíbrio, permitindo que eles fiquem eretos ao se mover, ficar de pé ou sentados. Todos os animais são equipados com sistemas vestibulares como os humanos. O delicado sistema vestibular pode ser perturbado por várias circunstâncias, o que pode causar problemas quando se trata de equilíbrio.

As doenças vestibulares geralmente atacam os cães rapidamente, com manifestações evidentes. Os cães podem sentir tonturas e podem ser propensos a cair de um lado. Os olhos e a cabeça podem estar em um local estranho. Há uma possibilidade de que o cão também esteja vomitando. Os sinais acima são indicativos de disfunção vestibular. Geralmente, ela se cura sozinha de acordo com a causa raiz.

Autora: Bruna Oliver

O que é doença vestibular?

Uma condição conhecida como Doença Vestibular pode ocorrer quando há um problema com o sistema vestibular. O sistema vestibular constitui um componente do sistema nervoso, que gerencia o equilíbrio e os movimentos dos olhos. Ele compreende o ouvido interno, também conhecido como tronco cerebral, que é parte do cérebro conhecida como vestibulocerebelo, bem como um nervo craniano dentro dessa parte do cérebro chamado nervo vestibulococlear. 

O sistema vestibular ajuda os mamíferos (incluindo pessoas) a manter o equilíbrio e a manter uma posição adequada da cabeça. O sistema vestibular também permite que seus olhos acompanhem o movimento, sem tremer. 1

Se qualquer uma dessas regiões for afetada e o cão apresentar sinais de vertigem – uma sensação de que está girando no quarto. Acredita-se que ele esteja sofrendo de algum tipo de disfunção vestibular. Esse problema é chamado de “distúrbio vestibular do cão velho”, porque geralmente afeta cães mais velhos. No entanto, pode afetar cães mais jovens também.

Sintomas de doença vestibular em cães

A maioria dos cães que sofrem de distúrbios vestibulares pode inicialmente parecer estranha e confusa. A razão para isso é que eles sofrem de vertigem como resultado do problema dentro do sistema vestibular. Os sintomas geralmente começam muito abruptamente. Às vezes, a condição do nervo vestibular é confundida com derrames, mas não é a razão mais comum. Os sintomas mais comuns são:

Sintomas

  • Tontura
  • A incapacidade ou recusa de andar ou ficar de pé
  • Então caindo para o outro lado
  • A inclinação da cabeça (geralmente apenas de um lado)
  • Nistagmo (movimentos oculares rápidos e não voluntários)
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Queda da face ou paralisia
  • Perda de apetite
  • Fique de pé com as pernas abertas

A maioria dos cães que sofrem de distúrbios vestibulares sentem tonturas. Os sintomas geralmente incluem cambalear, girar ou não conseguir se mover em linha reta ou até mesmo tremer. O cão pode não conseguir andar ou ficar de pé, mesmo se tentar andar, mas depois escorregar. 

Inclinações da cabeça são típicas, e você verá que a inclinação da cabeça do seu cão é na mesma direção em que sua cabeça está inclinada quando você anda. Isso pode fazer com que o animal vomite. Se você observar atentamente os olhos do seu animal de estimação, notará que os olhos do seu cão estão se movendo rapidamente para frente e para trás ou para cima e para baixo. Isso é conhecido como nistagmo.

Causas da doença vestibular

Disfunção vestibular é um sinal de que há um problema com os órgãos vestibulares. Pode ser causado pelo ouvido interno, cérebro ou cérebro. Existem muitas causas possíveis para que isso ocorra. 1

  • Doença do ouvido médio e interno (a inflamação pode causar danos ao sensor na parte interna do ouvido)
  • Um cisto ou tumor pressionando um nervo essencial ou qualquer outro componente do cérebro ou do ouvido interno
  • Lesão ou trauma no cérebro ou no ouvido interno
  • Hipotireoidismo (uma condição bem conhecida, porém uma causa incomum de distúrbio vestibular)
  • Acidente vascular cerebral ou acidente que causa dano vascular (uma causa incomum para doenças vestibulares)
  • Síndrome vestibular idiopática significa que não há nenhuma causa aparente ou conhecida para a condição.

Diagnosticando a doença vestibular em cães

veterinário fará um exame físico completo em seu animal de estimação e pode coletar amostras de urina e sangue para procurar por indícios de disfunção ou doenças sistêmicas. Um raio-x da cabeça pode ser necessário para procurar por problemas estruturais ou relacionados a tumores. A descrição que você fornece dos sintomas que seu cão está apresentando pode ser útil.

Se todos os testes retornarem normais, principalmente se o seu animal de estimação for um cão mais velho, o diagnóstico pode ser Síndrome Vestibular Idiopática, que é o tipo mais frequente da condição.

Tratamento

As opções para tratar distúrbios vestibulares são baseadas na causa da condição.

Se você sofre de distúrbio vestibular idiopático, o tratamento é de suporte até que os sintomas se resolvam independentemente. A maioria dos cães se cura dos sintomas mais graves em poucos dias. A recuperação completa pode levar vários meses e, para certos cães, essa inclinação da cabeça é para sempre. 1 Medicamentos antivertigem, como meclizina, geralmente são administrados junto com medicamentos antináuseas. É semelhante ao tratamento no caso de a causa subjacente do distúrbio vestibular ter sido causada por um acidente ou derrame.

Animais que sofreram lesões no sistema vestibular podem melhorar após receber tratamento de suporte (como aqueles que sofrem de síndrome verbal idiopática). Certos cães são adequados para cirurgia para consertar a lesão. Uma internação hospitalar com cuidados médicos de alta qualidade pode ser necessária durante o processo de recuperação.

Se o distúrbio vestibular for resultado de hipotireoidismo, o médico iniciará o processo de suplementação de hormônios tireoidianos. É possível precisar de suporte por um tempo até que a medicação comece a fazer efeito.

Se seu cão estiver sofrendo de um problema no ouvido interno ou médio O tratamento pode consistir em gotas auriculares aplicadas topicamente ou medicação oral para eliminar a causa subjacente da infecção (geralmente levedura ou bactéria). Pode haver detritos dentro dos canais auditivos que precisam ser eliminados por anestesia geral.

A maioria dos cistos e tumores são identificados após técnicas de imagem como TC e RNM. Às vezes, o procedimento é capaz de eliminar o tumor ou cisto. Se houver tumores cancerígenos na área, radiação ou quimioterapia podem ser aconselhadas.

Prognóstico para cães com doença vestibular

O resultado para cães com distúrbio vestibular idiopático é excelente porque a maioria dos cães se recupera completamente em questão de dias ou meses. Se os cães sofrem de outras causas de disfunção no sistema vestibular, o resultado depende da extensão em que essa doença pode ser controlada. Otite externa e hipotireoidismo, como infecções de ouvido, podem ser controlados com medicamentos, mas pacientes que sofrem de derrames, tumores ou traumas graves têm resultados piores.

Como prevenir a doença vestibular

Não há uma solução que possa garantir a interrupção de distúrbios vestibulares em caninos. Se seu cão parece suscetível a desenvolver infecções de ouvido, a limpeza frequente do ouvido com um limpador aprovado por um veterinário ajudará a prevenir a formação de infecção de ouvido. Um exame veterinário semestral ou anual e testes laboratoriais podem ajudar o veterinário a detectar quaisquer mudanças sutis na saúde geral do seu cão antes que ele seja diagnosticado com disfunção vestibular.

Se você notar sinais de doença vestibular em seu animal de estimação, não espere até que ela desapareça. Leve seu animal de estimação ao veterinário o mais rápido possível. Quanto mais cedo as causas raiz (se houver) forem identificadas, mais rápido seu cão receberá um diagnóstico apropriado.

Fontes do artigo

  1. Doença vestibular aguda em cães idosos . MSPCA-Angell.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link