Amiloidose renal em gatos
Amiloidose renal em gatos – Causas, tratamento e prevenção
A condição conhecida como amiloidose renal pode ser uma doença fatal causada por um acúmulo de proteínas anormais no rim do gato. Como os sinais de amiloidose renal são semelhantes aos de outras doenças renais, eles nem sempre são visíveis de forma clara.
Alguns dos sintomas são infecções frequentes do trato urinário , sede excessiva e náusea . Leve seu animal de estimação ao veterinário caso suspeite de qualquer tipo de condição renal. A amiloidose renal ocorre com mais frequência entre as raças de gatos abissínios e siameses , mas não é tão comum em outras raças. No entanto, qualquer gato pode ser suscetível a ser afetado pela doença.
Para diagnosticar a amiloidose renal, seu veterinário realizará um exame extenso, juntamente com o uso de raios-X e uma biópsia . Não há tratamento para amiloidose renal. No entanto, os sintomas podem ser controlados por meio de medicamentos e terapia dietética. A perspectiva é muito ruim , no entanto, certas precauções podem ser implementadas para aumentar a expectativa de vida do seu gato.
Autora: Bruna Oliver
O que é amiloidose renal?
Amiloidose renal refere-se ao acúmulo de uma proteína anormalmente formada conhecida como “amiloide”, ao redor das células renais. Se o amiloide for depositado no rim, ele obstrui as células normais e pode resultar em danos graves aos órgãos.
O amiloide pode causar inflamação no rim, o que prejudicará as funções normais e fará com que o gato secrete proteínas vitais na urina. Na ausência de proteínas vitais, o gato ficará menos protegido do processo de coagulação e acumulará líquido no abdômen e nos membros. 1 Se a amiloidose renal não for tratada, pode levar à morte de um órgão completo.
Sintomas de amiloidose renal em gatos
Os sinais de amiloidose renal parecem ser idênticos aos de outros distúrbios renais em felinos, no entanto, eles podem não se manifestar da mesma forma. Se seu gato começar a mostrar sinais de desconforto ou comportamento incomum, leve-o ao veterinário.
Sintomas
Sede e micção excessivas
Gatos com amiloidose renal podem dar descarga na tigela de água mais rápido do que o normal ou procurar água fora da tigela, incluindo copos, banheiras de pássaros e a pia do banheiro. Muita sede é acompanhada por micção excessiva porque o rim danificado não consegue concentrar e armazenar adequadamente a urina. Gatos que consomem mais fluidos e mais urina, pois o gato não consegue beber água suficiente.
Tenda de pele
A falta de água devido à amiloidose renal pode fazer com que a pele de um gato fique em forma de “tenda”, o que significa que se a pele for puxada para cima na área do pescoço e então gentilmente retirada do corpo, ela assumirá o formato de uma “tenda” em vez de cair de volta ao seu lugar normal. 2
Vômito e perda de peso
Perda de peso pode ser experimentada em donos de gatos com amiloidose renal, seja devido ao processo de vômito ou à incapacidade de comer. O acúmulo de resíduos que rins saudáveis seriam capazes de filtrar pode fazer com que os gatos fiquem muito doentes ao comer. Eles podem parar de comer ou vomitar. 1
Membros inchados
A condição pode fazer com que os membros do gato aumentem de tamanho. Se o amiloide fizer com que os níveis saudáveis de proteína no sangue caiam de alguma forma, pode ocorrer acúmulo de fluidos nas pernas, bem como no sistema linfático.
Feridas orais
Os rins de uma pessoa que sofre de uma doença podem causar o acúmulo de compostos de nitrogênio na corrente sanguínea, o que pode causar úlceras na boca. Os sinais de úlceras na boca consistem em sangramento na boca, salivação intensa e diminuição do apetite causada por dor na cavidade oral.
Causas da amiloidose renal
Uma variedade de fatores pode causar amiloidose renal entre gatos. Há uma variedade de causas que podem causar amiloidose renal em. A estrutura anormal da proteína pode ser o resultado de uma mutação genética que causa uma condição hereditária dentro da linhagem da árvore genealógica felina.
- Genética Certas espécies de gatos tendem a ser mais suscetíveis a desenvolver amiloidose renal em comparação a outras raças. No entanto, as causas precisas da doença são desconhecidas. Acredita-se que os gatos abissínios e siameses sejam geneticamente predispostos a desenvolver amiloidose renal. Essas raças são propensas à doença que é transmitida de geração em geração. 3
- Idade Gatos semelhantes aos abissínios e siameses frequentemente desenvolvem amiloidose na adolescência de uma forma que não é desencadeada. Muitos outros felinos com amiloidose têm uma expectativa de vida de mais de sete anos, no entanto, um diagnóstico pode acontecer a qualquer momento durante a vida de um gato. A probabilidade de desenvolver amiloidose aumenta quando um gato fica mais velho. Alguns gatos siameses que sofrem de amiloidose genética podem ser identificados entre as idades de 1 a 4 anos. 4 Na maioria das vezes, esses gatos não sofrem de nenhuma doença inflamatória crônica preexistente. 5
- Uma condição preexistente: Qualquer condição ou doença que leve à inflamação dos rins pode aumentar o risco de um gato desenvolver amiloidose no rim. Infecções renais crônicas também foram associadas à amiloidose renal.
Diagnosticando Amiloidose Renal em Gatos
É difícil diferenciar a amiloidose renal de gatos de qualquer outro distúrbio renal, pois os sinais da condição são compartilhados por uma variedade de diferentes doenças de órgãos felinos. O diagnóstico se torna mais difícil devido à natureza da amiloidose renal, que é uma condição rara entre gatos. Se você notar que o rim do gato é o mais afetado entre todos os órgãos afetados, o veterinário pode pensar que a amiloidose é a causa e conduzir investigações.

Um exame dos rins ou observar os rins por meio de um raio-x provavelmente não é suficiente para um diagnóstico definitivo. A única maneira de um diagnóstico confiável é feito por uma biópsia do rim. Uma biópsia pode revelar a presença de amiloide, que pode ser encontrada post-mortem.
Tratamento
Não há cura para a amiloidose renal que afeta gatos. 3 Gerenciar os sinais e sintomas pode prolongar a vida do gato e também retardar o progresso da doença. No entanto, não há como parar ou reverter o acúmulo de proteína amiloide. O tratamento do desconforto pode ser administração de fluidos, ajustes na dieta, medicamentos anti-inflamatórios, bem como medicamentos para outros problemas, como pressão alta. 4
Prognóstico para gatos com amiloidose renal
A perspectiva para gatos que sofrem de amiloidose renal não é ótima. A maioria dos animais com rins comprometidos ou falhando vive menos de um ano. Alguns gatos, que não são tão afetados, podem viver mais com medicamentos e terapia nutricional, o que pode levar a uma expectativa de vida mais precoce, comparável ao normal. É possível fazer isso caso seu gato nunca tenha tido um problema renal. 4
Como prevenir a amiloidose renal
A melhor maneira de interromper o desenvolvimento da amiloidose renal é continuar verificando o bem-estar do seu animal de estimação. Os veterinários devem verificar regularmente os gatos abissínios e siameses para detectar a amiloidose renal. Embora ainda não esteja claro por que esse distúrbio ocorre quando os sintomas da amiloidose renal são detectados precocemente, o progresso pode ser interrompido. 1 Exame de sangue anual para gatinhos, bem como exames semestrais para gatos mais velhos são recomendados para monitorar a saúde dos rins.Perguntas frequentes
- Amiloidose renal e doença renal são comuns em gatos?A condição não é prevalente em gatos. Mas no caso dela em seu gato abissínio ou siamês, essa doença tem mais probabilidade de ocorrer. Verifique qualquer gato para indícios de doença. No entanto, preste muita atenção a essas duas raças.
- A amiloidose renal tem cura?A triste verdade é que a amiloidose renal não tem cura. Os veterinários podem implementar ações específicas para aumentar a qualidade de vida do gato. No entanto, os gatos não devem durar muito tempo após o diagnóstico.
- A urina do meu gato está em grande quantidade?A condição pode levar ao excesso de micção entre gatos devido aos rins que estão prejudicados não conseguirem focar adequadamente os nutrientes. Isso significa que cada vez que seu gato tem que fazer xixi em uma micção, ele libera proteínas vitais e vitaminas que seu corpo não sabe como armazenar através do padrão regular de micção. Consulte um veterinário imediatamente quando isso ocorrer.
Se você acha que seu animal de estimação pode estar doente, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Quando você tem problemas de saúde, é melhor falar com seu veterinário, pois ele examinou o histórico médico do animal e pode fornecer as melhores sugestões para ele.
- Doença Renal Crônica . Cornell Feline Health Center.
- Reconhecendo os sinais de doença em gatos . Hospitais VCA.
- Amiloidose renal . Cornell Feline Health Center.
- Amiloidose em gatos. Hospitais VCA.
- Genova, F., Nonnis, S., Maffioli, E. e outros. Análises multiômicas para gatos abissínios que têm depósitos amiloides primários no sistema renal . Sci Rep 11, 8339, 2021. doi:10.1038/s41598-021-87168-0
Post Comment