O que dar para gato comer quando não tem ração: 10 alimentos liberados

gato comendo comida
gato comendo comida

O que dar para gato comer quando não tem ração: 10 alimentos liberados

Todos os donos de gatos já passaram por momentos em que a ração acaba e surge a dúvida sobre o que oferecer para o bichano comer.

Felizmente, existem algumas opções de alimentos que são seguros para os felinos e podem suprir temporariamente a falta de ração.

É importante lembrar que é preciso ter cuidado ao escolher os alimentos, já que nem tudo que faz bem para os humanos é adequado para os pets.

Neste artigo, apresentaremos 10 alimentos que podem ser oferecidos aos gatos quando não há ração disponível em casa.

Opções de alimentos para gatos quando não há ração

Acabou a ração do seu felino e você não sabe o que fazer? Não se preocupe! Existem opções saudáveis e gostosas de alimentos que podem substituir a ração e manter o seu gatinho bem alimentado. Mas é preciso ter cuidado e atenção na escolha dos alimentos para evitar prejudicar a saúde do pet.

Opções de alimentos para gatos quando não há ração

Frango

O frango é um dos alimentos favoritos dos gatos. Como eles são carnívoros, a refeição está liberada! Contudo, lembre-se de cozinhar o alimento antes de oferecê-lo. A carne crua não é totalmente segura, pois pode conter micro-organismos nocivos à saúde do pet.

gato selvagem
gato selvagem

Portanto, cozinhe sem adição de temperos, inclusive sal, já que são prejudiciais. Além disso, esse alimento é uma ótima opção para complementar a ração, quando ela estiver disponível em casa outra vez.

Peixe

O peixe também pode ser dado ao gato quando não houver ração no lar. Você só precisa remover o rabo, a cabeça e a espinha do peixe. Esse alimento possui alto teor de ômegas 3 e 6, responsáveis por melhorar o brilho da pelagem. Evite peixes em lata! Confira a composição e risque da lista aqueles com óleo, sal e outros ingredientes na composição.

Fígado

O fígado é outra carne que pode substituir a ração é o fígado. Miúdos em geral, como moela e coração, também são opções nutritivas. Assim como no caso do frango, cozinhe o alimento – e sem temperos! O fígado possui alto teor de ferro e nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos gatos.

Batata

A batata está liberada para os felinos. O tubérculo é rico em vitaminas A, B, E e K, responsáveis por melhorar a visão, o metabolismo e a coagulação sanguínea. Lembre-se de cozinhar o alimento antes e não adicione temperos! Nesse caso, o ideal é que a batata seja oferecida como petisco, ou, ainda, misturada com frango ou outras carnes.

Ervilha

A ervilha é rica em fibras, vitaminas B1, C e A, potássio e ferro – nutrientes essenciais para os felinos. A composição melhora o funcionamento intestinal dos pets, por isso você pode oferecê-la crua ou congelada, com carne.

gato indo ao banheiro
gato indo ao banheiro

Maçã

As frutas não são tão recomendadas para gatos porque têm mais açúcar em comparação a outros alimentos. No entanto, algumas estão liberadas, desde que oferecidas em pouca quantidade, como é o caso da maçã. A maçã é rica em vitaminas B, C e E. Mas, antes de oferecer o alimento, remova o talo e as sementes, pois são tóxicas para os felinos.

Abóbora

A abóbora é rica em fibras e nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo do felino. Além disso, ajuda a prevenir a obesidade do animal. Corte a abóbora em pedaços pequenos, retire a casca e as sementes, cozinhe e ofereça ao gato. Ele vai adorar!

Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A e fibras, o que ajuda a melhorar a digestão do gato e a saúde dos olhos. Ralada ou cozida, você pode misturar a cenoura com outros alimentos, como frango e arroz, por exemplo. No entanto, ofereça a cenoura aos poucos e observe a reação do animal. Alguns felinos podem ter dificuldade em digerir o alimento e apresentar diarreia.

Iogurte natural

O iogurte natural é rico em cálcio e proteínas, que contribuem para a saúde dos ossos e músculos do gato. No entanto, é importante escolher um iogurte sem açúcar e sem sabor, pois os aditivos podem ser prejudiciais à saúde do pet. Ofereça o iogurte como petisco, em pequenas quantidades. Algumas pessoas dizem que o iogurte natural ajuda a controlar o mau hálito dos gatos.

Ovo cozido

O ovo cozido é uma opção rica em proteínas, logo, uma boa opção de alimento para gato comer quando não tem ração. Considerado um aperitivo, uma sugestão é misturá-lo com brócolis, frango ou outras carnes. Nunca ofereça ovo cru ou frito para o seu gatinho!

gato tomando sol
gato tomando sol

Melancia

A melancia é outra uma boa opção para alimentar o gatinho vez ou outra, sem exageros. Esta fruta é rica em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes naturais que só trazem benefícios aos pets. Na hora de oferecer ao felino, corte em pequenos pedaços e tire todas as sementes.

Viu só quantas opções de alimentos existem para o seu bichinho quando não tem ração? Lembre-se sempre de escolher opções saudáveis e frescas, sem adição de temperos, açúcares e outros aditivos. E, claro, consulte um médico veterinário antes de fazer mudanças na dieta do seu felino. Aproveite essas dicas e continue acompanhando o blog da Cobasi para mais informações sobre a alimentação dos pets!

Conclusão

Frango, peixe, fígado, batata, ervilha, maçã, abóbora, cenoura, iogurte natural, ovo cozido e melancia são alguns dos alimentos que os gatos podem comer quando não têm ração disponível em casa.

Mas atenção: mesmo sendo alimentos liberados, é preciso ter cuidado com a quantidade oferecida e se certificar de que eles estão bem limpos e cozidos.

Além disso, cada gato tem suas preferências alimentares, então é importante testar diferentes opções para descobrir o que agrada mais ao seu felino.

Dica: Sempre que possível, é importante fornecer uma dieta equilibrada e completa para o seu pet, com orientação de um veterinário, e ter ração disponível em casa para evitar imprevistos.

A saúde e bem-estar do seu gato agradecem!

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *