×

Hipotireoidismo em cães: 7 soluções naturais

Hipotireoidismo em cães: 7 soluções naturais

Hipotireoidismo em cães: 7 soluções naturais

Hipotireoidismo em cães: 7 soluções naturais

Em cães, o hipotireoidismo nem sempre é aparente. Vale a pena fazer um teste no seu cão se ele notar alguns dos sinais mais conhecidos… por exemplo, a desaceleração do metabolismo, perda de peso, perda de pelo. Esses são sinais que os veterinários típicos também procuram. Só que nem sempre é evidente…

Seu veterinário nunca poderia incluir testes de tireoide no exame de sangue do seu animal de estimação. Quando seu veterinário realiza testes de tireoide, ele pode não ser capaz de realizar os testes adequados. Este é um grande erro que a maioria dos veterinários comete.

Neste artigo, você descobrirá alguns indicadores dos quais deve estar ciente, quais testes procurar, bem como alguns métodos para tratar o cão que é hipotireoideo. Primeiro… O que é a tireoide e o que exatamente ela realiza?

Autora: Bruna Oliver

O que é a tireoide?

A tireoide é uma pequena glândula bem torneada que fica na base do seu pescoço. Ela está localizada ao lado da traqueia do seu cão. Ela está ao lado da caixa vocal. A tireoide é uma pequena glândula bem torneada que fica na base do seu pescoço. Ela está localizada ao lado da traqueia do animal de estimação e perto da caixa vocal.

O trabalho da tireoide é regular o metabolismo nas funções celulares do seu corpo. Ela produz hormônios como a tiroxina (T4) e também a triiodotironina (T3). Os hormônios influenciam as temperaturas, os níveis de energia, o cabelo, a pele, o peso e a pele. A glândula tireoide é vital. No entanto, não é um sistema tudo-em-um. Ela faz parte do eixo hipotálamo-hipófise-tireoide (HPT).

O Eixo HPT

A tireoide está em equilíbrio com duas glândulas adicionais… cada uma localizada no cérebro. A glândula pituitária, assim como o hipotálamo. Junto com a tireoide… essas glândulas formam o eixo hipotálamo-hipófise-tireoide (HPT) (1). O HPT é o eixo que impulsiona o estágio de configuração da produção do hormônio tireoidiano…

  • O hipotálamo secreta um hormônio chamado hormônio liberador de tireotropina (TRH).
  • A glândula pituitária é estimulada pelo TRH a liberar o hormônio estimulante da tireoide (TSH).
  • O TSH faz com que a glândula tireoide secrecione T4 e T3 (principalmente T4, que é convertido em T3 no fígado e no estômago).

Portanto… sempre que o processo não funciona bem, o hipotireoidismo pode ocorrer.

O que é hipotireoidismo?

O tipo mais frequente de hipotireoidismo é o distúrbio glandular ou endócrino que é visto entre caninos. Ele ocorre quando a tireoide não está produzindo quantidades suficientes de T4… isso diminui a taxa em que o metabolismo do seu cão é afetado. Duas razões podem causar o problema.

Hipotireoidismo primário em cães

A causa mais comum de hipotireoidismo primário é uma condição autoimune – tireoidite autoimune, também conhecida como tireoidite linfocítica.

O corpo do animal de estimação percebe sua própria glândula tireoide e hormônios para invasores estrangeiros. Por sua vez, o corpo cria anticorpos que atacam e eliminam os tecidos da glândula tireoide. Isso causa uma cicatrização adicional da glândula tireoide… e eventualmente faz com que a glândula tireoide perca sua função.

A Dra. Jean Dodds DVM é amplamente conhecida por sua expertise em distúrbios da tireoide em animais de estimação. De acordo com a Dra. Dodds, quase 90 por cento do hipotireoidismo que ocorre em caninos é causado pelo resultado de autoimune.

Hipotireoidismo secundário em cães

Geralmente, esse é um problema com o eixo hipotálamo-hipófise-tireoide (HPT) mencionado anteriormente. Se o HPT não estiver funcionando corretamente, ele não recebe os sinais necessários.

Se o hipotálamo não produz hormônio liberador de tireotropina (TRH) suficiente… a pituitária não recebe suas “ordens”. E então a pituitária não produz hormônio estimulante da tireoide (TSH) suficiente. Portanto, ela não é capaz de instruir a tireoide sobre o que ela deve fazer.

A tireoide não é que ela esteja de fato danificada. O Dr. Marty Goldstein DVM tem uma excelente analogia para isso.

“Se você comprar uma torradeira nova e o plugue elétrico for cortado, você não conseguirá torrar seu pão, mesmo que não haja nada de errado com a torradeira em si.”

Similarmente a isso, a tireoide do seu cão pode parecer regular… mas ela é incapaz de receber as informações que precisa para funcionar corretamente. É hipotireoidismo secundário. .

Cães podem ter hipertireoidismo?

O outro lado do hipotireoidismo é o hipertireoidismo . É extremamente raro em cães. (É significativamente mais prevalente entre gatos.) O corpo produz excesso de T4. O resultado é um aumento na taxa metabólica… que coloca seu corpo em hiperatividade. Pode levar à perda de peso, ansiedade, além de diarreia. Também é extremamente comum em caninos. Se ocorrer normalmente, é por causa do câncer de tireoide. Isso pode acontecer se seu animal de estimação estiver tomando tratamento excessivo para hipotireoidismo.

Raças de cães propensas ao hipotireoidismo

Certos cães podem ter uma conexão genética com hipotireoidismo. As raças que são suscetíveis ao hipotireoidismo são…

  • Golden Retriever
  • Doberman Pinscher
  • Setter Irlandês
  • Schnauzer miniatura
  • Dachshund
  • Cocker spaniel
  • Terrier Airedale

Se você é um desses cães, então você poderá monitorar a saúde do seu cão para quaisquer sinais da doença. Outras causas também podem estar envolvidas.

Causas do hipotireoidismo em cães

Manual Merck Vet afirma que as duas principais razões para o primeiro hipotireoidismo em cães são:

  • Tireoidite linfocítica. (Isso significa que é uma doença imunomediada.)
  • Atrofia da glândula tireoide causada por glândula idiopática. (Idiopática é o termo usado para descrever uma pessoa que não entende por que isso acontece.)

A Merck afirma que o hipotireoidismo secundário em cães pode ser devido a um tumor massivo, que tira espaço da glândula pituitária. Pode levar a mau funcionamento e bloquear a produção de hormônios pela pituitária.

No entanto, essas explicações não esclarecem a causa. Veterinários holísticos são capazes de fornecer várias soluções diferentes.

O que pode levar ao hipotireoidismo

Vamos dar uma olhada no que alguns veterinários holísticos têm a dizer…

1. Medicamentos, vacinas e alimentos

O Dr. Marty Goldstein DVM culpa os seguintes produtos farmacêuticos (em combinação com a genética):

  • Produtos quimicamente tratados contra carrapatos, pulgas e dirofilariose
  • Os vestígios das vacinas são restos da cultura de tecidos e de outros componentes químicos encontrados nas vacinas

Certas vacinas podem causar vários tipos de distúrbios autoimunes. A presença de metais pesados, bem como outras substâncias incluídas nas vacinas, representam um risco particular. Quando você injeta uma substância dentro do seu corpo, você corta as membranas mucosas e da pele que geralmente formam a barreira às toxinas.

O Dr. Richard Pitcairn , DVM PhD, acredita que vários fatores causam distúrbios imunológicos como o hipotireoidismo:

  • Vacinação combinada
  • Dietas alimentares comerciais
  • O uso de medicamentos de cortisona com a finalidade de reduzir os sintomas

“Todas essas coisas enfraqueceram muito o sistema imunológico dos animais ao longo de várias gerações”, afirma o Dr. Pitcairn.

2. Herbicidas e pesticidas

De acordo com a Dra. Patricia Jordan , herbicidas e pesticidas podem ser um grande problema quando se trata de hipotireoidismo entre cães. Herbicidas e pesticidas são uma grande causa de contaminação em nossos alimentos, água potável e também em nosso ar.

3. Coleiras

A Dra. Jean Dodds alerta contra correntes de enforcamento, pontas ou mesmo coleiras de corrente que podem causar danos irreparáveis ​​à tireoide. Até mesmo uma coleira de couro trançado resistente pode causar problemas. Estresse e trauma devido a puxões ou investidas do cão na guia podem causar danos às glândulas tireoides… e também ao pescoço e à traqueia.

É mais seguro usar o arnês ao passear com seu animal de estimação. Certifique-se de que o lado do arnês do seu animal de estimação esteja colocado sobre o peito e não no pescoço. Isso ajudará a prevenir o hipotireoidismo em cães.

4. Toxinas ambientais

A Dra. Tamara Shebbler CiHom DVM (“Doutora AMara”) acredita que uma variedade de toxinas ambientais são a causa do hipotireoidismo entre cães.

  • O corpo é inundado com estrogênio. corpo (geralmente resultado de toxinas como pesticidas, plásticos e outros produtos químicos)
  • Frequências eletromagnéticas (CEM)
  • Toxicidade de metais pesados
  • Na água potável, o flúor — que é o que acaba estando também em alimentos e bebidas processados.

Qualquer produto químico presente no ambiente do seu cão pode desencadear distúrbios da tireoide. Aqui estão alguns exemplos de produtos químicos que o estudo mostrou que podem afetar a tireoide.

  • O BPA (bisfenol-A) é um subproduto do plástico (garrafas de água, recipientes de alimentos, garrafas de água, embalagens de alimentos enlatados) (3).
  • Ftalatos: Água engarrafada, bem como armazenamento de alimentos e embalagens de cosméticos… e inúmeros brinquedos para animais de estimação ! (4)
  • Os PCB (bifenilos policlorados) ainda estão presentes no planeta, apesar de terem sido proibidos na década de 1970 (5).
  • PBDEs – retardantes de chama.
  • O triclosan é um ingrediente antibacteriano em cremes e sabonetes (6).
  • Fenóis em pesticidas, detergentes e plásticos (7.
  • Perclorato* em águas subterrâneas e solo. Também em laticínios e água engarrafada. Também é encontrado em vinho e cervejas (8).

Na década de 1950, o perclorato era usado no tratamento de condições de hipertireoidismo. É por isso que ele pode causar hipotireoidismo em animais de estimação!

É isso… você pode observar que uma variedade de produtos dentro do ambiente do cão pode interferir na função da tireoide. A Dra. Tamara Hebbler estima que cerca de 80-90 por cento dos animais de estimação urbanos de meia-idade têm um elemento de hipotireoidismo.

Sinais de hipotireoidismo em cães

De acordo com a Dra. Jean Dodds … os sinais tradicionais de hipotireoidismo não aparecem até que 70% da tireoide já tenha sido danificada. Portanto, é crucial estar ciente dos sinais que indicam distúrbios da tireoide em seu cão.

Sintomas clássicos de hipotireoidismo em cães

Estes são os sinais típicos de hipotireoidismo em cães dos quais você provavelmente já ouviu falar:

  • Perda de peso
  • Perda de cabelo ou afinamento do cabelo
  • Pele ruim
  • Lentidão
  • Intolerante ao frio

Existem mais alguns sinais e sintomas precoces que podem ser um sinal de hipotireoidismo.

Sintomas iniciais do hipotireoidismo

Alguns destes são sintomas mais obscuros que foram mencionados anteriormente.

Comportamento
Um dos sinais iniciais mais proeminentes de disfunção da tireoide é a presença de um problema comportamental… como ansiedade, mau humor, medo ou agressão ou depressão. Se seu cão estiver mostrando os sinais desses problemas, não pense que é “apenas um problema de comportamento”. A causa pode ser devido ao hipotireoidismo. Portanto, faça um teste na tireoide do seu cão.

Por que meu cachorro está espirrando?
Por que meu cachorro está espirrando?

Aparência
Mudanças na aparência ou no visual do seu cão podem indicar problemas de tireoide. Ganhar peso (especialmente na ausência de uma mudança na dieta) é uma possibilidade. No entanto, a aparência do seu cão pode mudar! O Dr. Dodds recomenda tirar fotos regularmente do seu animal de estimação para que você possa ver as mudanças. É possível que as sobrancelhas do cão fiquem franzidas. Também pode indicar uma fenda ocular.

Outros sinais
Isso pode incluir a cicatrização lenta de feridas, baixa imunidade, pelagem seca ou opaca, mudanças na cor da pelagem, convulsões, tremores ou convulsões (9)

Problemas Secundários
O hipotireoidismo pode ser um componente de compreensão em uma variedade de doenças. Examine a tireoide caso seu cão sofra de…

  • Preocupações com a pele
  • Problemas com neurologia (9)
  • Problemas de audição
  • As Condições Conjuntas
  • Lesões frequentes
  • Problemas digestivos, como regurgitação, refluxo ácido
  • Tosse seca
  • Síndrome do intestino permeável
  • Paralisia adquirida (não hereditária) da laringe
  • Megaesôfago
  • Problemas oculares – olho de cereja, cataratas, úlceras de córnea
  • Perda de visão devido ao envelhecimento ou perda auditiva
  • Marcas na pele, lipomas
  • Problemas relacionados ao coração
  • Pancreatite
  • Problemas com açúcar no sangue
  • Transtorno de comportamento REM
  • Outras doenças endócrinas autoimunes, como doença de Addison, diabetes, SII
  • Outras condições autoimunes não endócrinas, como anemia hemolítica autoimune

Se seu cão sofre de qualquer um desses problemas, o teste de hipotireoidismo é uma excelente ideia. Desconfie das tentativas do seu veterinário de fazer você se sentir um idiota.

Como testar hipotireoidismo em cães

Se você for a um veterinário tradicional para examinar a glândula tireoide do seu cão… muitos provavelmente farão um teste chamado T4. É apenas longe de ser o suficiente…

Por que o teste T4 sozinho não é suficiente

Todo veterinário holístico pode dizer que seu teste T4 não é suficiente. O T4 depende de uma miríade de outros fatores. Na verdade, o Manual Veterinário Merck diz… o hipotireoidismo é “uma das doenças mais superdiagnosticadas em cães”. Isso ocorre porque o diagnóstico de hipotireoidismo tende a ser baseado no T4 como o único fator. Vários cães foram diagnosticados com hipotireoidismo… bem como tratados de acordo com o T4.

A Dra. Jean Dodds dirige o Hemopet. (Apenas um laboratório oferece testes completos de tireoide, como o Hemopet, a Universidade Estadual de Michigan e a Universidade Cornell.)

O Dr. Dodds afirma que o T4 não é adequado porque…

  • Hipotireoidismo que é superdiagnosticado , especialmente com doenças não tireoidianas ou uso de certos medicamentos
  • Não detecta tireoidite autoimune

Testes de tireoide para solicitar

O Dr. Dodds sugere um painel completo da tireoide para diagnosticar o hipotireoidismo do seu cão.

  • T4 total T4 total o hormônio T4 (tiroxina), que circula pelo sangue. A maior parte do hormônio T4 foi identificada como “ligada”, o que significa que se liga a proteínas presentes no sangue, mas não chega aos tecidos.
  • Nível de T4 livre O T4 livre informa à glândula pituitária se ela precisa produzir mais TSH.
  • T3 total As versões ligadas e não ligadas do T3 em circulação no sangue. O T3 sérico por si só não é suficiente, pois é frequentemente influenciado por uma doença tireoidiana secundária.
  • T3 livre O nível de T3 livre informará à glândula pituitária que é necessário aumentar a produção de TSH.
  • Autoanticorpo de tireoglobulina canina (TgAA) – cães que sofrem de tireoidite autoimune apresentarão níveis de TgAA elevados. TgAA.

A Hemopet também introduziu uma nova medição. Ela é medida como T4 Livre / Razão de T4 . Ela é usada para identificar a condição da tireoide e a doença relacionada.

Medicamentos convencionais para hipotireoidismo

Se os testes no seu cão revelarem que ele é hipotireoidiano. Seu veterinário convencional recomendará um hormônio tireoidiano sintetizado conhecido como levotiroxina. O FDA declara que “não há cura para o hipotireoidismo”. Eles alegam que o medicamento é sua única alternativa. Este não é necessariamente o caso! Existem muitas raças cujo hipotireoidismo é controlável ou mesmo revertido usando os remédios para curas naturais listados a seguir.

Efeitos colaterais da levotiroxina
Esteja ciente dos efeitos colaterais negativos conhecidos associados à levotiroxina. Consulte seu veterinário se notar algum deles em seu cão.

  • Não comer
  • Coceira
  • Problemas de pele – pele vermelha e inflamada
  • Os níveis de atividade diminuíram
  • Vômito
  • Diarréia
  • Beber mais e ter problemas para urinar
  • O nível de atividade aumentou

Seu veterinário poderá estar ciente das reações do seu cão à dosagem. Excesso de dosagem pode levar à Tireotoxicose. Se você notar quaisquer sintomas como esses enquanto seu cão estiver tomando levotiroxina, a dosagem do seu cão pode precisar ser diminuída.

  • Ofegante
  • Nervosismo
  • Hiperatividade
  • Pulso rápido
  • Urinar e beber com mais frequência
  • Vômito
  • Diarréia
  • Perda de peso (apesar do aumento do apetite
  • Tremores

Contraindicações

Evite usar este medicamento se o seu cão sofre da Doença de Addison… bem como se você é um criador, um animal de estimação que está amamentando ou está prenhe.

Em vez de recorrer diretamente aos hormônios químicos, existem vários tratamentos naturais que você pode experimentar pela primeira vez.

7 Soluções Naturais Para Hipotireoidismo Em Cães

É recomendado consultar seu veterinário holístico herbalista, homeopata ou herbalista para obter conselhos de especialistas sobre essa condição recorrente. Obtenha conselhos de um especialista em vez de fazer essas coisas por conta própria.

1. Ervas

Uma variedade de ervas desempenha um papel crucial no suporte à saúde da tireoide, bem como ao sistema imunológico. Abaixo estão algumas opções.

  • Ashwaganda (10)
  • Cúrcuma
  • Coleus forskohlii (Forscolina) (11)
  • Cogumelos
  • Berry de Schisandra (12)
  • Fucus vesical (13)
  • Algas marinhas (14)

A dosagem desses remédios herbais deve ser adaptada às necessidades do seu cão. Peça conselhos ao seu herbalista ou consulte um veterinário herbalista que tenha experiência com fitoterapia.

2. Homeopatia

Vários remédios homeopáticos podem ajudar a tratar hipotireoidismo em cães. Mas, novamente… você terá que consultar um médico experiente. Um homeopata qualificado pode analisar os sintomas específicos do cão e sua saúde geral.

O veterinário homeopata Dr. Jeff Feinman BA VMD CVH diz que há mais de 60 medicamentos homeopáticos usados ​​no tratamento de hipotireoidismo em cães.

“É realmente individual”, afirma Feinman. “Então, um medicamento com o qual tratamos um animal pode não ter nada a ver com o que o outro tem.”

A maioria dos homeopatas pode fazer consultas remotas. Encontre um homeopata qualificado usando os diretórios em theavh.org e pivh.org.

3. Nutracêuticos e glandulares

O veterinário holístico pode recomendar nutracêuticos e produtos glandulares . Os suplementos que ele pode sugerir incluem selênio, iodo e zinco . Todos esses nutrientes são benéficos para a função saudável da tireoide. O zinco e o selênio auxiliam na conversão de T4 em T3 e o iodo é crucial para manter a saúde da tireoide.

No entanto, você deve conversar com seu veterinário sobre as necessidades específicas do seu cão. Não há todos os cães que exigem toda a nutrição!

Existem alguns suplementos comumente usados ​​para discutir com seu veterinário sobre hipotireoidismo entre cães. Muitos veterinários holísticos adoram esses produtos.

Pesquisa Biótica

  • Tirostim
  • Iodizima
  • Selenometionina

Processo Padrão (oferecido somente por profissionais)

  • Suporte para tireoide canina
  • Tirofina PMG
  • Quelato de zinco
  • Complexo tireoidiano

Esses suplementos contêm a tireoide bovina e suína natural e desidratada. Eles podem melhorar a saúde da tireoide do seu cão e podem ajudar a evitar a necessidade de hormônios sintéticos.

  • Ancestral Supplements Tireóide bovina desidratada natural derivada de ração alimentada com capim (também contém fígado)
  • Nutri-Meds Saúde da Tireoide Bovina
  • Nature-Throid (prescrição)
  • Armour Thyroid (prescrição)

Também é possível consultar seu veterinário holístico para conduzir uma Análise Nutricional Metabólica via Smith Ridge Veterinary Center. Quando a análise for concluída e os resultados forem confirmados, eles criarão um suplemento glandular apropriado com base nos resultados do seu cão. (Divulgação O tratamento ajudou o hipotireoidismo do meu cão a desaparecer. )

4. Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MCT)

Semelhante à homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa adota uma abordagem de “paciente integral” para distúrbios da tireoide (15). O veterinário TCVM será capaz de identificar qualquer deficiência ou desequilíbrio que possa estar presente em seu cão. O tratamento geralmente envolve uma amálgama de energias relacionadas à nutrição, ervas chinesas e acupuntura.

Portanto, você terá que localizar um especialista em TCVM para consultar e desenvolver uma abordagem personalizada para o hipotireoidismo do animal de estimação. Encontre o veterinário TCVM no Diretório do The Chi Institute em tcvm.net.

5. Comida

Embora este possa ser o ponto final, a comida pode ser o elemento mais significativo do bem-estar geral de um cão… independentemente da condição que você esteja sofrendo. É recomendado fornecer ao seu cão uma comida nutritiva, natural e fresca e, de preferência, uma dieta de carne crua . Se o seu cão sofre de hipotireoidismo, há muitas opções para ajudar a apoiar o bem-estar da tireoide.

Aqui estão alguns exemplos: aspargos, feijão verde, beterraba, brócolis, couve de Bruxelas, cenoura, pepino, aipo e cogumelos, espinafre.

Os vegetais devem ser amassados, triturados ou levemente cozidos no vapor para digestão.

Uma nota sobre vegetais crucíferos…
Há uma crença de que cães (e aqueles) que sofrem de problemas de tireoide devem evitar alimentos crucíferos… como repolho ou couve, bem como brócolis . A razão para isso é que eles são “goitrogênicos”. Isso significa que eles podem fazer a glândula tireoide crescer.

A Dra. Jean Dodds comentou sobre o assunto. Ela disse…

“Pegar pelo lado da cautela é prudente, no entanto, o caso em questão é que os benefícios da vitamina K e dos antioxidantes são definitivamente mais benéficos do que o risco. Os efeitos goitrogênicos presentes nesses vegetais são insignificantes e não devem ser motivo de preocupação quando consumidos em quantidades moderadas.”

Outros alimentos úteis

O Dr. Hebbler recomenda que pequenas quantidades dos alimentos listados abaixo podem ajudar a prevenir o aparecimento precoce de sinais de hipotireoidismo em seu animal de estimação .

  • Mirtilos
  • Abacates
  • Amêndoas
  • Ostras
  • Sementes de abóbora
  • Óleo de linhaça

6. Água

Como resultado dos produtos químicos presentes nas fontes de água… Certifique-se sempre de alimentar seu cão com água de nascente limpa ou água filtrada.

7. Outro suporte para cães hipotireoides

Abaixo estão algumas alternativas para ajudar a melhorar a saúde geral do seu cão.

Desintoxicação
Você está ciente dos muitos produtos químicos diferentes que podem afetar a tireoide do seu cão? Se você quer melhorar a tireoide do seu cão, bem como o bem-estar geral… leve em consideração a limpeza periódica. Isso ajudará todos os órgãos do seu cão… e isso inclui a tireoide.

Gerencie a exposição a EMF
A maioria dos veterinários holísticos acredita que a frequência eletromagnética contribui para uma variedade de doenças crônicas. É possível reduzir a exposição do cão a EMF por meio de:

  • Utilizando uma conexão de internet com fio em vez de Wi-Fi.
  • Desligue o Wi-Fi quando for dormir e também quando sair de casa
  • Desligar o telefone à noite e mantê-lo fora do quarto
  • Mantenha os telefones no modo avião sempre que não estiverem em uso
  • Mantenha seus celulares a pelo menos um metro de distância do seu animal de estimação durante todo o dia.
  • Desconectando seu telefone sem fio de sua residência
  • Não deixe seu cachorro deitar muito perto de você enquanto estiver usando seu laptop

Exercício
Exercícios regulares podem ajudar a melhorar a saúde geral do seu cão. Se você mora em uma cidade grande, faça um esforço para passar um tempo ao ar livre com seu cão de vez em quando. Um simples passeio no fim de semana pode ser benéfico para vocês dois!

Este guia ajudará você a descobrir remédios naturais para tratar o hipotireoidismo do seu cão. Há muitas coisas que você pode fazer antes de recorrer a medicamentos!

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link