Gatos podem comer atum?
Gatos gostam de peixe. Quanto maior, mais delicioso. Atum é um petisco felino icônico. Antes do advento da comida comercial para gatos, muitas pessoas alimentavam seus animais de estimação com atum enlatado.
Agora que sabemos que os gatos têm suas próprias necessidades nutricionais, você pode oferecer refeições de atum para seu gato? Se sim, qual quantidade de atum é segura para gatos comerem? E que tipo de atum os gatos consomem? O atum é um alimento nutritivo para gatos, mas somente quando consumido com moderação. Você deve escolher atum que esteja em água em vez de óleo. É sobre isso que você deve aprender.
Autora: Bruna Oliver
Os benefícios do atum para gatos
Quando usado com moderação, acredita-se que o atum seja um alimento excelente para a maioria dos gatos. Na verdade, muitas rações comerciais para gatos têm atum como componente. O atum é um alimento rico em proteínas e tem baixo teor de carboidratos.
O atum também pode fornecer gorduras essenciais ômega-3 EPA e DHA e DHA, que contribuem para a saúde geral da pelagem e da pele. Ele também pode combater doenças inflamatórias, como as cardíacas, alergias ou certos tipos de câncer. Ele também pode ajudar a tratar doenças renais.
Possíveis preocupações com a saúde
Embora seja bom alimentar seu gato com pequenas quantidades de atum, como as encontradas em guloseimas para gatos que podem ser lambidas ou como um suplemento para sua comida completa e balanceada, muito atum pode ser prejudicial. A primeira é que o atum por si só não é capaz de fornecer a nutrição balanceada vital que o gato requer para permanecer bem. Os gatos têm necessidades nutricionais extremamente particulares.
As melhores marcas comerciais de ração para gatos incluem rótulos que declaram que a ração foi testada para ser “completa e balanceada”, conforme confirmado pela American Association of Feed Control Officials (AAFCO). A declaração completa e balanceada em um rótulo de ração para gatos significa que o gato obterá todos os nutrientes essenciais de que precisa, no equilíbrio correto, conforme necessário para aquele estágio da vida: manutenção adulta (para gatos adultos), crescimento e reprodução (para filhotes e fêmeas prenhes ou amamentando) ou todos os estágios da vida (para todos os gatos, sejam filhotes ou adultos).

Níveis desequilibrados de vitamina E encontrados no atum podem causar inflamação de gorduras, e algumas gatas prenhas que comem dietas ricas em atum estão sofrendo de problemas de sangramento. Além disso, o atum é uma fonte alta de mercúrio. Consumir em excesso pode resultar em envenenamento por mercúrio. Embora não seja comum, as indicações de envenenamento por mercúrio em gatos são problemas de coordenação, equilíbrio e problemas de caminhada.
Os gatos também podem gostar de atum quase ao ponto de. O atum é extremamente delicioso, talvez até mais saboroso do que a comida saudável. Certos gatos, quando alimentados com atum com frequência, podem começar a olhar para sua comida de gato habitual, se contorcendo e esperando que você ceda e ofereça mais atum ao gato. Isso pode logo se transformar em hábitos alimentares exigentes e problemas alimentares indesejados.
Que tipo de atum os gatos podem comer?
Se você quiser dar ao seu animal de estimação um lanche ocasional de atum, selecione atum enlatado ou atum fresco. Escolha atum enlatado que esteja cheio de água e evite atum enlatado com óleo ou atum enlatado que tenha sal adicionado ou qualquer outro sabor. Atum light em pedaços é a melhor opção para gatos do que albacora, que é rico em mercúrio. Esteja ciente de outros tipos de atum que seu gato pode consumir. Se, por exemplo, você estiver alimentando seu gato com comida enlatada composta de atum, então incluir atum adicional a ela pode ser excessivo.
Atum fresco é melhor cozido. Embora os humanos consumam sushi regularmente, alimentar seu gato com peixe cru pode ser prejudicial. Consumir peixe cru pode representar riscos semelhantes para seu gato, assim como você. Peixe cru pode ser contaminado com bactérias e parasitas. Além disso, peixe cru é uma fonte de uma enzima conhecida como tiaminase.
Para gatos, essa enzima pode degradar uma importante vitamina B chamada tiamina. Isso pode levar a uma doença arriscada chamada deficiência de tiamina, que é extremamente perigosa. O processo de cozinhar o atum que você pretende alimentar seu gato não só matará os parasitas e bactérias, mas também matará a enzima tiaminase.
Maneiras seguras de alimentar seu gato com atum
É melhor falar com seu veterinário antes de introduzir qualquer alimento novo para a alimentação do seu gato. Se seu veterinário lhe der permissão para fornecer atum ao seu gato, siga as mesmas regras que você segue para dar ao seu animal de estimação qualquer outro petisco. Os petiscos à base de atum que são adicionados à sua dieta devem ser menos de 10% das calorias diárias que seu gato consome. O restante da dieta do seu gato (90%) deve vir de um alimento para gatos de alta qualidade, completo e balanceado.
Para evitar possíveis problemas de saúde que podem surgir pelo consumo excessivo de atum, como o desenvolvimento de hábitos alimentares exigentes, você deve evitar alimentar seu gato com atum regularmente e restringir o consumo de atum a algumas vezes por semana, como se fosse apenas um petisco para seu animal de estimação.
Post Comment