Por que os gatos gostam de ser acariciados
Por que os gatos gostam de ser acariciados
Muitos gatos adoram a sensação de serem amados por outros gatos. Esta é uma realidade que encanta todos os donos de gatos. Há um fato bem conhecido de que acariciar gatos pode reduzir o estresse 1 , bem como diminuir a pressão arterial 2 para humanos.
Além disso, também pode aliviar o estresse para alguns gatos. Naturalmente, existem alguns gatos que não gostam de ser acariciados. Eles rosnam, arranham ou mordem qualquer um que tente tocar em seu pelo. Existem muitas razões pelas quais os gatos são tão desagradáveis em relação a carinhos.
Autora: Bruna Oliver
Por que os gatos gostam de ser acariciados
A maioria dos gatos são animais sociais. Eles se comunicam com seus companheiros gatos através do toque, do aconchego e do toque um no outro. As ações desses gatos enviam feromônios de gatos ao redor deles que permitem que eles se reconheçam e se comuniquem. Os gatos preferem se comunicar com os seres humanos de acordo com suas próprias regras. Eles sabem que não somos donos de gatos, mas às vezes falam conosco como se fossem.
O desejo de muitos gatos por toque vem desde a infância. As mães gatas são conhecidas por lamber e escovar seus filhotes para mimá-los e manter sua limpeza. O hormônio que nos faz sentir amados, a ocitocina, é liberado tanto nos filhotes quanto nas mães quando eles fazem essas coisas, o que torna essa experiência agradável e relaxante. O toque dos humanos pode imitar a sensação de limpeza e pode proporcionar o mesmo prazer.
Bunting (acariciar e tocar a pele do seu) é um método que os gatos usam para demonstrar seu amor por você. Acariciar pode ser um método para retribuir esse amor. Acariciar gatos também é uma maneira de sentir que é uma ótima sensação para eles. Alguns gatos, no entanto, gostam de ser acariciados em uma quantidade muito pequena ou nenhuma de forma alguma.
Por que os gatos não gostam de carinho
Os gatos não são avessos a serem manuseados de todos os tipos, como carinhos. Pode ser simplesmente uma preferência individual de certos gatos. Outras vezes, pode significar que o gato foi abandonado em tenra idade e não interagiu com outros gatos ou humanos. Gatos selvagens são incapazes de interagir com humanos completamente porque nasceram em colônias de gatos que não são capazes de ter nenhuma interação com seres humanos. Eles desenvolvem medo e evitam seres humanos. Certos gatos selvagens podem se tornar confortáveis o suficiente para serem seres humanos, no entanto, eles podem se recusar a ser acariciados.
Alguns gatos podem parecer inconstantes. Em um momento, eles parecem estar gostando de ser acariciados, então no próximo eles estão sibilando, grunhindo e estalando, batendo ou sibilando. Outra razão pode ser que o gato pode não gostar da área que eles são acariciados. Geralmente é um sinal de que o gato está no ponto em que não é mais aceitável acariciar. O termo “agressão por superestimulação” é usado por especialistas para descrevê-lo, muitas vezes referido como ou carícias agressivas .
Dica
Se você quiser abraçar gatos, primeiro você deve permitir que seu gato o visite. Isso é particularmente importante quando seu gato não está conectado a você. Os gatos podem ficar com medo caso você os persiga ou se aproxime deles, e isso pode fazer com que o gato tenha menos probabilidade de acreditar em você.
Como acariciar um gato
Há maneiras certas e erradas de acariciar gatos, no entanto, a decisão final é baseada nos desejos e necessidades do seu gato. Muitos gatos se sentem confortáveis ou gostam de ser acariciados por pessoas confiáveis, mas não gostam de ser acariciados por estranhos. É devido a uma certa quantidade de confiança para que os gatos se sintam à vontade em uma posição insegura.
Você pode deixar o gato fazer carinho em você e então observar seus movimentos antes de tentar tocar no gato. É um ótimo método para demonstrar que você não é uma ameaça obediente. Relaxe suas mãos ao nível do seu gato. No entanto, não se aproxime muito do gato. Seu gato pode esfregar ou lamber suas mãos, o que indica que ele pode aceitar carinhos gentis.
Onde acariciar gatos
Os gatos são todos diferentes. No entanto, há certas diretrizes a serem seguidas em relação aos lugares para animais de estimação. Os gatos se sentem mais relaxados tendo animais gentis ao longo dos lados do rosto. Às vezes, eles até tentam empurrar a pessoa em resposta a um sinal de que estão satisfeitos com a atenção.
A melhor maneira de fazer isso é mover suavemente sua cabeça em direção aos lados do pescoço e ombros. Os gatos geralmente se movem para direcioná-lo ao lugar onde gostariam de ser mimados. Se seu gato estiver familiarizado com o fato de que você é confiável e confia nele, ele pode gostar de ser acariciado nas costas e no rabo do animal de estimação.
Os gatos geralmente são menos amigáveis com estranhos que os acariciam nas costas 3 certifique-se de evitar fazer isso caso você não esteja perto do seu gato. Enquanto você estiver acariciando seu gato, fique atento aos sinais de comunicação e expressões corporais.
Certifique-se de parar de acariciar seu gato quando ele ficar tenso ou se virar para o seu rosto. Se você não tiver certeza, faça uma pausa no que estiver fazendo e permita que o gato decida o que fazer em seguida.
- Allen K, Shykoff BE, Izzo JL. ter animais de estimação, embora não seja terapia para inibidores de ECA, reduz a pressão arterial em casa devido à resposta à ansiedade mental . Hipertensão. 2001;38(4):815-820.
- Allen K, Shykoff BE, Izzo JL. A posse de animais de estimação, embora não o tratamento com inibidores da ECA, pode reduzir a pressão arterial em lares. resposta à ansiedade . Hipertensão . 2001;38(4):815-820.
- O efeito da região do corpo, bem como o conforto do manipulador e a ordem da área manipulada nas respostas do gato doméstico ao toque . Applied Animal Behaviour Science. 2015;173:60-67.
Post Comment