×

Por que os gatos dobram as patas?

Por que os gatos dobram as patas?

Por que os gatos dobram as patas?

Por que os gatos dobram as patas?

Você se lembra de ver as patas do seu gato desaparecerem por baixo do corpo dele para desaparecerem totalmente? A postura de dobrar as patas dos gatos é um fenômeno fascinante, e é algo que não acontece com todos os gatos. Se você tiver a sorte de possuir um gato que dobra as patas, você pode estar pensando sobre o que isso significa no momento em que seu animal de estimação adota a postura fofa.

Autora: Bruna Oliver

O que é dobrar as patas em gatos?

Na maioria das vezes, quando você observa um gato aconchegando as patas do corpo, ele coloca sua cauda em um envoltório apertado, seja por baixo ou ao redor de seu corpo, obscurecendo sua cauda fora de vista. A posição do gato faz com que pareça uma galinha sentada em um ninho de ovos ou, como alguns gostariam de se referir a ele, “um pedaço de pão” (um “pão de gato”, no sentido de).

Os gatos não são os únicos a dobrar as patas. No entanto, quando o fazem, é uma aparência bonita. Por que eles dobram as garras? Especialistas acreditam que isso seja um sinal de que seu gato está relaxado e em paz, ou talvez até com frio.

Por que os gatos dobram as patas?

Os gatos geralmente dobram as patas enquanto descansam, ficando extremamente contentes e calmos. Assim como os humanos colocam os pés no chão quando leem um livro ou assistem a um filme, os gatos que estão relaxados podem colocar as patas no corpo.

Na maioria dos casos, eles estão constantemente em alerta. Como um mafioso, que nunca está sentado com as costas contra uma entrada, os gatos estão sempre vigilantes e cientes de quaisquer perigos ou ameaças possíveis dentro de seu alcance. A resposta de luta ou fuga está presente entre nossos animais domésticos, independentemente do fato de que comparativamente poucas ameaças existem em nossa casa em comparação com o que está na natureza.

Os gatos têm o hábito de ouvir o mundo com suas orelhas sensíveis, movendo-as dessa maneira como se fossem antenas parabólicas. Eles também monitoram seus arredores com seus olhos afiados, que detectam o menor movimento. Os gatos também podem utilizar o olfato para determinar quando alguém está na área, seja um humano ou um animal.

Quando um gato não parece totalmente à vontade, por qualquer razão, ele deve ser capaz de pular para a ação sempre que ouvir ou sentir algo perturbador. Se um gato estiver sentado, ele manterá seus pés em uma postura que lhe permita pular para a ação em um instante, e então escapar ou fazer um movimento ameaçador em direção a um perigo percebido.

Além disso, os gatos utilizam as garras de suas patas como armas. Quando um gato guarda suas armas sob o corpo, ele não é capaz de atacar rapidamente qualquer oponente com suas garras. Assim, um gato inquieto sobre sua segurança e proteção não colocaria suas garras sob o corpo.

Vamos encarar, um gato sentado em uma posição com suas patas enfiadas sob seu corpo é uma situação extremamente precária. Os meios de fuga dos gatos e também suas maneiras de se defender estão enterrados sob o peso de seus corpos. Isso significa que quando você observa seu gato aconchegando suas patas, você será capaz de dizer que seu gato está pelo menos tão seguro e protegido quanto qualquer gato poderia se sentir e pode estar um pouco relaxado.

Outra razão pela qual os gatos colocam as mãos é para se manterem aquecidos. Você se lembra de sentir muito frio para colocar as mãos nas mangas do seu casaco para se manter aquecido? Os gatos não estão vestidos com roupas (bem, a maioria dos gatos não está). No entanto, eles podem aquecer suas almofadas, colocando-as sob seus corpos. Como uma galinha que mantém sua ninhada de ovos em um lugar quente sob seu corpo, os gatos podem aquecer as patas sob seu traseiro macio e peludo.

Próximos passos

Enfiar as patas pode ser descrito como um ato relativamente simples e inofensivo. Além disso, é fofo! Se o seu gato está tirando as patas com mais frequência quando está frio lá fora, então você pode estar sentindo frio nele. Se for esse o caso, dê a ele um cobertor quente e felpudo ou uma cama para animais de estimação ou até mesmo aumente a temperatura em alguns graus para manter as patas do seu animal de estimação aquecidas. 

Se você tem um gato de pelo curto, ou mesmo um gato sem pelos, você pode optar por um pijama ou suéter para animais de estimação adequado para gatos para garantir que seu animal de estimação fique à vontade. Certifique-se de consultar seu veterinário antes de vestir seu gato .

Fontes do artigo

  1. Landsberg, Gary. Os quatro fatores do estresse de animais de estimação . DVM 360.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link