×

Meu cão pode doar sangue?

Seu cão pode doar sangue?

Meu cão pode doar sangue?

Seu cão pode doar sangue?

Assim como os humanos, os cães podem doar sangue para outros cães que precisam. Normalmente, há certas condições que um cão que doa sangue precisa cumprir para doar sangue, mas geralmente é um procedimento simples. Entender os princípios básicos do cão doador de sangue pode ajudar você a decidir se o cão que você escolheu para doar sangue pode se tornar o próximo doador. Também beneficiará outros caninos.

Autora: Bruna Oliver

Tipos de sangue de cães

Existem muitos tipos diferentes de tipos e grupos sanguíneos de cães que podem ser testados e são organizados numericamente dentro dos sistemas de antígeno para eritrócitos (DEA) do cão. Os tipos sanguíneos são DEA 1.1, 1.2, 1.3 3, 4 5 e 7. Outros tipos também estão disponíveis, mas não há testes para determinar esses tipos. O cão pode possuir vários tipos sanguíneos simultaneamente porque os tipos sanguíneos correspondem aos vários antígenos no sangue.

Digitando Sangue de Cachorro

Para descobrir que tipo de sangue seu cão carrega, ele precisa ser testado para antígenos que ele tem. Um veterinário obterá o sangue do seu animal de estimação e conduzirá um exame para descobrir os resultados. Alguns veterinários não conseguem realizar esses testes por conta própria, mas a amostra pode precisar ser enviada para um laboratório externo. Esses testes são projetados para identificar os antígenos presentes nas células vermelhas do sangue, que podem identificar o tipo sanguíneo do seu cão.

Razões pelas quais um cão precisaria de sangue doado

Assim como os humanos, os caninos perdem quantidades substanciais de sangue como resultado de doenças ou acidentes cirúrgicos e requerem transfusão de sangue. O procedimento de transfusões de sangue não é feito por todos os veterinários, então apenas os hospitais de emergência ou especializados podem ser usados ​​para realizar esse procedimento.

A transfusão inicial que um animal recebe pode ser feita com qualquer tipo de sangue. No entanto, se forem necessárias transfusões adicionais, o sangue deve ser cruzado e tipado. Ao cruzar o sangue, você pode garantir que os tipos sanguíneos sejam compatíveis com o doador e o receptor.

Quando um cão pode doar sangue?

Muitos veterinários têm diretrizes rígidas para garantir que os doadores de sangue atendam a um determinado tamanho e sejam saudáveis ​​o suficiente para poderem doar sangue. 50 libras é o peso mínimo necessário para que um animal se qualifique como um doador de sangue aceitável. 

Também é necessário ser um animal amigável e livre de quaisquer parasitas infecciosos transmitidos pelo sangue e doenças como dirofilariose e doença de Lyme , estar em dia com suas vacinas, não ter nenhum medicamento além dos medicamentos antiparasitários padrão; e ter entre um e sete anos de idade.

Doadores de sangue só podem doar sangue pelo menos uma vez a cada quatro semanas. Portanto, se seu animal de estimação for solicitado a doar sangue com mais frequência, você nunca deve fazê-lo para garantir sua segurança. A maioria dos veterinários verifica se os doadores têm uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos antes de doar sangue. Doadores que são doadores de sangue frequentes podem precisar de suplementos de ferro para evitar o desenvolvimento de efeitos de longo prazo.

Como um cão doa sangue?

Doar sangue é um procedimento simples. Se seu cão estiver em conformidade com todos os requisitos de idade, requisitos físicos e temperamento para ser um doador de sangue aceitável, ele deverá fazer testes para doenças transmitidas pelo sangue e obter todas as vacinas necessárias para se manter em dia. Depois que os testes de doenças transmitidas pelo sangue forem considerados positivos e seu cão tiver passado no teste, ele agora poderá doar sangue.

O sangue vem da veia principal do pescoço do seu cão, chamada de jugular. Ele é então bombeado para uma bolsa ou recipiente específico para ser usado para transfusão em um animal. O processo todo geralmente leva menos de uma hora. Existem alguns cães que requerem um sedativo leve para reduzir o estresse durante o processo, assim como fluidos intravenosos podem ser administrados, dependendo da quantidade de sangue doado.

Bancos de sangue de cães e programas de doação de sangue

A maioria dos cães doa sangue regularmente, o que significa que tanto você quanto o doador de sangue podem estar esperando para fornecer doações de sangue de emergência em seu hospital veterinário, que pode realizar transfusões de sangue. Cada instalação que faz uso de sangue de cachorro tem seus requisitos particulares em seus próprios programas e pode recompensar os doadores com crédito na conta veterinária de seu hospital.

Há também a opção de doar sangue para um banco de sangue de animais de estimação. Existem alguns bancos de sangue sem fins lucrativos em operação em todo o país que vendem sangue para veterinários. Eles são particularmente essenciais para cães que requerem múltiplas transfusões. 

Porque a transfusão de sangue inicial pode usar todos os tipos de sangue, enquanto as transfusões posteriores precisam de doadores de compatibilidade cruzada ou universais e é essencial determinar que tipo de sangue um cão doa e também tem diferentes tipos de sangue para cães que requerem. Os bancos de sangue testam o sangue que recebem para que possam determinar se é o tipo de doador universal ou inclui outros antígenos específicos que certas raças podem ou não receber.

Outros tipos de produtos sanguíneos usados ​​em cães

Junto com o sangue total, glóbulos vermelhos, bem como vários tipos de plasma, bem como crioprecipitado também estão disponíveis para uso. Em contraste com o tipo de sangue total, esses itens normalmente podem ser mantidos por períodos mais longos para uso posterior. Se um cão não precisar de sangue total, a disponibilidade de um doador não estiver lá ou fatores específicos para coagulação exigirem um veterinário, eles podem usar plasma, glóbulos vermelhos ou crioprecipitado.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link