×

Como evitar que a urina do cachorro danifique sua grama

Como evitar que a urina do cachorro danifique sua grama

Como evitar que a urina do cachorro danifique sua grama

Como evitar que a urina do cachorro danifique sua grama

Se você é um amante de cães que tem orgulho de ter uma grama linda, é doloroso andar pelo seu gramado e ver a grama morta na qual seu cão urinou. A urina dos cães pode deixar manchas amarelas ou marrons pouco atraentes de grama morta. 

Muitos donos de animais de estimação acham que isso é apenas um aspecto de estar perto de cães. No entanto, isso não precisa ser necessariamente um problema. Existem medidas que você pode adotar para impedir que a urina do cão destrua a grama que você tem.

Autora: Bruna Oliver

Por que a urina do cachorro danifica a grama?

A razão pela qual a urina muda de cor de verde para amarelo é atribuída à química. Saber por que isso acontece é o primeiro passo para se livrar dela e manter o lindo gramado que você tem.

O nitrogênio é um elemento-chave do solo saudável, no entanto, altos níveis dele podem fazer com que manchas de grama murchem e fiquem marrons ou amarelas. A urina contém nitrogênio naturalmente. No entanto, altos níveis de nitrogênio podem causar queimaduras na grama. O fertilizante para gramado também é uma fonte de nitrogênio. Na maioria das vezes, a grama morta é coberta por um desenvolvimento de anel verde exuberante, como resultado dos efeitos da fertilização na ausência de nitrogênio.

Sais e vários outros compostos presentes na urina de cães também podem causar danos ao gramado. A natureza altamente ácida ou alcalina da urina pode alterar o nível de pH do solo e impactar negativamente a grama nas zonas do seu quintal nas quais seu cão costuma urinar.

Há quem pense que a urina de cadelas pode causar mais danos aos gramados do que a urina de cães machos. Mas a composição química da urina não é significativamente diferente entre caninos fêmeas e machos. Na realidade, é a maneira como o cão urina que é a principal culpada. As cadelas são mais propensas a causar danos à grama devido ao fato de que elas tendem a sentar e fazer xixi em um único local; os homens geralmente levantam as pernas para “marcar” objetos verticais em vários lugares. 

No caso de machos urinarem no tronco de uma árvore e deixá-la, apenas uma pequena quantidade pode pingar na grama, causando danos. Isso pode não ser tão perceptível quanto aquelas marcas redondas causadas por poças de urina.

Como parar os danos da grama

Existem muitas estratégias para impedir o aparecimento de manchas amarelas ou marrons no seu gramado, que resultam da urina de cachorro. Não há uma solução exata para impedir manchas de urina no seu quintal, no entanto, existem medidas que você pode tomar para limitar os danos.

  • Certifique-se de que seu cão esteja treinado para sair em uma área específica para minimizar a área do seu gramado afetada. Se puder, cerque a área onde seu cão só pode ir naquele espaço específico. A área pode ser disfarçada com gramas altas e arbustos baixos para que não seja visível do resto do seu quintal.
  • Instale uma cobertura de solo resistente à urina dentro da área de toalete do seu cão. A melhor opção é usar trevo. Algumas pessoas tiveram sucesso na semeadura de festuca ou centeio. Ambos têm mais durabilidade do que o gramado de grama padrão.
  • Crie uma paisagem pet-friendly e livre de plantas dentro do quintal onde seu animal de estimação está fazendo xixi. Faça isso em todo o quintal, para que não haja necessidade de se preocupar com onde seu animal de estimação está fazendo xixi. Uma solução ideal é o uso de cobertura de pedra ou casca. Certifique-se de que a textura e o tamanho de qualquer pedra que você selecionar não farão com que seu cão fique desconfortável ao caminhar. Bordas ásperas ou afiadas podem causar uma laceração nas patas do seu animal de estimação, ou torná-las tão desconfortáveis ​​que ele não consiga andar sobre elas.
  • Certifique-se de que seu cão esteja bebendo água suficiente. Alimentos úmidos em vez de alimentos secos são uma abordagem fácil para fazer isso, embora possa custar um pouco. É recomendado que os cães bebam bastante água para manter seus corpos saudáveis, além de que a água pode diluir a urina do seu animal de estimação para níveis mais baixos de nitrogênio, abaixo dos quais podem ocorrer danos à grama. Isso significa que seu animal de estimação precisará urinar com frequência e os resultados podem superar qualquer inconveniente.
  • Utilize uma mangueira de jardim para lavar rapidamente a área onde seu cão urinou. Certifique-se de que seu cão urine em um local diferente a cada vez, para que o líquido e a urina sejam espalhados.
  • Já que seu cachorro vem trazendo nitrogênio para seu gramado, pense em mudar para um fertilizante sem nitrogênio. Você deve garantir que o fertilizante, assim como os outros produtos químicos que você aplica em seu gramado ou jardim, sejam seguros para animais de estimação.
  • Produtos e suplementos como Dog Rocks são anunciados como auxiliares na redução de queimaduras de grama. Mas, você deve estar ciente de que certos produtos podem causar danos se alterarem os níveis de pH da urina do cão ou causar consequências adversas à saúde. Consulte seu veterinário antes de adicionar qualquer coisa nova na comida do seu cão.

Esteja ciente de que outros animais de estimação podem ter acesso à sua propriedade. A urina deles também pode causar danos ao seu gramado. A cerca pode bloquear os cães que estão andando do outro lado, mas gatos e outros animais selvagens não são tão fáceis de manter fora. É por isso que ainda há manchas amarelas ou marrons que aparecem no seu quintal depois de ter passado por tudo com seu animal de estimação.

Uma rotina diária de irrigação pode reduzir o número de áreas. Muitas pessoas escolhem aplicar um repelente animal específico. Se for o caso, certifique-se de que o produto é adequado para seu animal de estimação e os outros animais. A ideia por trás disso é deter predadores animais, não machucar os animais.

Post Comment

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link