×

Gripe canina: do que você deve ter medo?

Gripe canina: do que você deve ter medo?

Gripe canina: do que você deve ter medo?

Gripe canina: do que você deve ter medo?

Nesta época do ano conhecida como “temporada de gripe”, seu veterinário pode aconselhá-lo a dar ao seu animal de estimação a vacina contra a gripe em cães. É realmente essencial?

Alguns relatos na imprensa descreveram-na como “a gripe canina mortal” na época de um surto anos atrás… no entanto, eles não mencionaram o número de cães que realmente morreram devido ao vírus (mais sobre isso no futuro).

Duas empresas que produzem vacinas para cães também explicam a facilidade com que a gripe se espalha e monitoram as áreas mais recentes que estão enfrentando um surto.

Vamos cavar fundo para ver o quão perigosa a gripe canina realmente é. O primeiro passo é um breve histórico sobre as duas cepas do vírus.

Autora: Bruna Oliver

De onde surgiu a gripe canina?

O primeiro vírus H3N8 foi descoberto em cavalos e, mais tarde, foi transformado para se espalhar para cães na corrida de galgos na Flórida durante janeiro de 2004. Ele se espalhou rapidamente por quarenta estados. Os gatos em um abrigo de Indiana contraíram a doença em março e, portanto, é possível que ela seja transmitida de uma espécie para outra.

Uma nova cepa do vírus H3N2 (originalmente conhecido como vírus transmitido por pássaros) foi descoberta na Ásia (Coreia, China e Tailândia). No mês de março de 2015, o vírus resultou no vírus canino conhecido como epidemia de gripe em Chicago. Acreditava-se que o vírus veio de cães de organizações de resgate que foram importados da Ásia, no entanto, isso não foi provado. O vírus H3N2 foi confirmado em 30 estados dos EUA.

Mas será que isso é realmente uma epidemia como eles dizem?

Veja se há gripe canina em seu estado

Os fabricantes de vacinas Merck Animal Health e Nobivac são as duas empresas que têm o site dogflu.com, dedicado a fornecer informações assustadoras sobre a gripe canina. O site tem um ” Mapa de Surtos ” que mostra que todos os EUA foram afetados pela gripe canina. Não é até você examiná-lo mais de perto. Os estados vermelhos representam os “casos recentes” da atualização de 2021… Existem apenas nove deles!Mapa do surto de gripe canina

O site também exibe uma atualização do banner vermelho com uma lista de estados que tiveram “novos casos” até o final de dezembro de 2022. A lista inclui apenas 13 estados… CA, CO, DC, GA, IL, MD, MJ, MC, OK, OR, PA, TX, VA.

A American Veterinary Medical Association (AVMA) declara: “O vírus da influenza canina não é disseminado na população canina e muitos cães nunca foram expostos ao vírus”. A AVMA afirma ainda: “A maioria dos cães tem um caso leve”.

Eles querem que você compre a vacina deles

Além do mapa de surtos assustador que mostra que a gripe pode ser encontrada em todo o mundo, os fabricantes de vacinas tentam enganar você usando títulos como “A gripe canina não conhece fronteiras”… e “os cães não têm imunidade natural à gripe canina porque é um vírus mais novo”. (Mas esteja ciente de que isso também significa que há uma chance de que o “vírus mais novo” do surto deste ano não esteja incluído na vacina. Semelhante às vacinas contra a gripe humana, elas geralmente estão pelo menos um ano atrás e não contêm o vírus real disponível.)

Mortes por gripe canina

A AVMA afirma que a taxa de mortalidade da gripe canina é inferior a 10%… no entanto, a veterinária Dra. Jean Dodds estima que a taxa real de mortalidade esteja entre 2% e 3%.

A porcentagem de 10% são dados antigos que não são relevantes para os vírus atuais. As taxas de mortalidade de Greyhounds com pneumonia hemorrágica no início das epidemias eram mais severas, aumentando assim a taxa de infecção por um fator. Isso significa que para a população geral de cães, a taxa de mortalidade será menor.

Na verdade, o CDC afirma: “A porcentagem de cães infectados com esta doença que morrem é muito pequena”.

O Dr. Dodds insiste que apenas os cães que são pobres em nutrição, sofrem de parasitas ou têm sua saúde prejudicada de alguma outra forma, são propensos a realmente morrer de gripe. A maioria dos cães saudáveis ​​consegue se recuperar da gripe em um instante ao longo de um período de 2 ou 3 semanas.

A epidemia de 2015 na região de Chicago, onde foram relatadas cinco mortes entre mais de 1.000 incidentes de gripe relatados… No entanto, foi descoberto que dois cães morreram em consequência de vacinas contra a gripe canina, em vez do vírus em si.

Você deve se vacinar contra a gripe canina?

No entanto, se você observar todos os detalhes assustadores da mídia, veterinários e fabricantes de vacinas, é possível que você esteja se perguntando se é aconselhável vacinar seu animal de estimação contra a gripe canina.

Efeitos colaterais da vacinação contra a gripe

Cada vacina vem com risco. Os efeitos colaterais negativos imediatos mais conhecidos das vacinas contra influenza incluem:

  • Fadiga
  • Febre
  • Vômito
  • Diarréia
  • Desconforto no trato respiratório
  • O inchaço do rosto
  • Gengivas com tons claros
  • dor no local da injeção
  • Anafilaxia (que pode matar seu cão em questão de minutos)

Além desses efeitos negativos instantâneos, todas as vacinas têm substâncias que incluem mercúrio, alumínio, formaldeído, MSG e proteínas animais estranhas. Elas podem desencadear doenças crônicas de longo prazo para caninos… incluindo artrite, alergias, bem como hipotireoidismo, doenças autoimunes e câncer.

As vacinas contra a gripe não são eficazes

O segundo problema nas vacinas contra gripe é o fato de que elas não são particularmente eficazes. O principal resultado da vacina é diminuir a gravidade da doença e a eliminação viral. Ela também ajuda a reduzir a patologia respiratória.

Isso ocorre porque os vírus da gripe mudam a cada ano. No caso de humanos, os fabricantes atualizam suas vacinas anualmente, tentando lidar com as mudanças. No final, mesmo as vacinas contra a gripe para humanos não são exatamente poderosas… na verdade, são os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) que avaliam a eficácia das vacinas contra a gripe a cada ano. explicando o seguinte “estudos recentes mostram que a vacinação contra a gripe reduz o risco de doença da gripe entre 40% e 60% entre a população geral durante as estações em que a maioria dos vírus da gripe circulantes são bem compatíveis com aqueles usados ​​para fazer vacinas contra a gripe.”

É uma porcentagem de eficácia extremamente baixa com muitos “ses”… e isso é provavelmente ainda menor no caso de vacinas contra gripe canina. Não há atualização para as vacinas caninas a cada ano, o que significa que as vacinas não evoluem com as mudanças nos vírus.

Uma troca ruim

Se você decidir se vacinar, estará trocando os perigos da vacinação pelo nível mais baixo de proteção… no caso de uma doença que tem taxas de mortalidade extremamente baixas e é, na maioria dos casos, muito tratável.

Se você levar todos esses fatos em consideração, a conclusão é que a coisa com a qual você precisa se preocupar é com a vacina contra a gripe canina… mas não com a doença em si.

A Dra. Jean Dodds escreveu extensivamente sobre o vírus da gripe H3N8 e H3N2 e vacinas. No surto de 2015, ela escreveu…

Em relação à gripe, é melhor deixar a natureza seguir o curso dos eventos, já que os sintomas tendem a ser leves e as taxas de mortalidade são bem pequenas. O animal de estimação que você cuida provavelmente adquirirá imunidade natural, o que ajuda a protegê-lo de quaisquer alterações futuras em vírus semelhantes a este.

É uma ótima ideia… Manter o fato de que há muito menos casos de gripe canina atualmente do que havia na época em que o Dr. Dodds publicou aquele artigo.

Post Comment

You May Have Missed

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link