×

Explore as fontes da personalidade do seu gato

Explore as fontes da personalidade do seu gato

Explore as fontes da personalidade do seu gato

Explore as fontes da personalidade do seu gato

Seu gato provavelmente será um gato normal, no entanto, ele exibe comportamentos diferentes ao longo do dia. Se você gostaria de saber as características que fazem seu gato funcionar, pense sobre esses aspectos que influenciam sua personalidade.

Autora: Bruna Oliver

Genética e Personalidade dos Gatos

Somente por meio de pesquisa podemos entender completamente os genes dos gatos de raça pura . Raças de gatos de todos os tipos existem há tempo suficiente para que seus traços distintivos, como formato do corpo e traços de personalidade, sejam notavelmente semelhantes. Como os criadores de gatos se esforçam para criar de acordo com as raças, as cores também são consistentes de acordo com o padrão da raça. Este é um fato interessante de que as cores dos gatos também podem ter características de personalidade.

Traços individuais dentro de uma raça são bastante constantes Outros fatores à parte. Neste caso, pode-se olhar para o que é dito que o Cat Fanciers Association Persian Cat Profile define seu caráter descrevendo-o como “doce”, “gentil” e requer “um ambiente de segurança e paz ” . 1

Fatores ambientais

Como a maioria dos animais de estimação vem de raças mistas ou espécies domésticas , suas condições ambientais são o principal fator que impulsiona sua personalidade. O fator ambiental mais crucial que os gatos enfrentam em casa pode ser “Qual é o clima geral da casa?” A casa em que as pessoas que vivem lá geralmente estão em um nível e harmoniosas, independentemente de a casa ser pacífica e tranquila ou barulhenta e animada, é o ambiente ideal para gatos.

Gatos podem comer queijo?
Gatos podem comer queijo?

A coisa que os gatos mais temem é qualquer tipo de mudança, incluindo mudanças de atitude ao longo do dia. 2 Se os humanos parecem felizes e cheios de energia em um dia, mas mal-humorados e distantes no outro, ou talvez brigando em voz alta no dia seguinte, os gatos provavelmente refletirão as mudanças dependendo de sua personalidade. Um gato ansioso e tímido pode se esconder na cama por vários dias. Um gato ativo pode desligar abruptamente seu companheiro de casa mais amado – algo como uma variante do problema agressivo redirecionado .

Alguns exemplos de como as mudanças podem impactar a saúde do seu gato incluem:

  • Estranhos que entram e saem , por exemplo, reparadores ou novos visitantes.
  • Um novo gatinho ou gato na casa.
  • Uma doença em casa, não importa se é um humano ou um gato que está doente, é um momento potencialmente estressante para todos os gatos. Um gato doente pode estar deprimido. Os gatos restantes podem estar sofrendo sua perda no caso de uma morte.

Em contraste, se os humanos na família geralmente estão em um nível, mesmo que isso não seja uma garantia de paz entre a família felina, os gatos ficarão confortáveis ​​com suas preferências individuais.

Os gatos são incrivelmente meticulosos e não toleram caixas de areia sujas ou comida estragada. Distinção é uma coisa, no entanto, uma casa fedorenta e suja é completamente diferente. Em tal situação, é comum que os gatos fiquem deprimidos, retraídos e provavelmente doentes fisicamente. Mas uma casa arrumada (não necessariamente limpa) cheia e uma dieta saudável de comida bem balanceada , bem como água fresca e limpa, brinquedos junto com arranhões posteriores criam a base para fazer gatos felizes com todos os outros aspectos sendo igualmente.

História

O passado de um gato tem um impacto significativo no caráter de um gato, e também em seu comportamento. Para a maioria das raças de gatos de raça pura compradas em um gatil, ter um pedigree completo que passa por várias gerações está incluído no preço da compra. A história de um gato é mais do que uma linhagem ancestral, no entanto; definitivamente esse não é o caso de um gatinho supostamente de raça pura comprado de um criador de quintal (fábrica de gatinhos) tem uma personalidade completamente distinta de um gato que é criado “sob os pés” na residência de um criador respeitável.

Existem animais de estimação domésticos que podem ter sido resgatados das ruas ou adotados de abrigos para animais . Na maioria dos casos, pouco se sabe sobre o histórico do gato. O gato pode ter se envolvido em uma situação abusiva. É possível que ele tenha sido amado por um membro da família antes, no entanto, outra pessoa optou por ter um cachorro, o que significou que o gato precisou ir embora. Além disso, antigos donos podem ter sido despejados ou até mesmo ter sua casa executada por um credor. Em tais casos, não é incomum deixar o gato em casa ou levá-lo para um abrigo.

Todos esses elementos impactarão nas características de personalidade que os gatos têm em uma residência específica. Se um gato foi negligenciado em uma residência anterior, pode exigir atenção especial, no entanto, pode se tornar um gato empático com uma personalidade gentil e afetuosa. Se o gato for colocado em um ambiente ineficiente e desorganizado ou em uma casa com muitos estressores, ele pode ser o “gato medroso”.

Hierarquia entre gatos

A maioria das casas com vários gatos tem uma hierarquia. Isso pode mudar de tempos em tempos e até mesmo de um dia para o outro.

  • Gato Alfa Gato Alfa: Gatos alfa exercem seu poder sobre outros gatos da casa. Isso pode causar encontros violentos se outro gato representar uma ameaça à sua posição dominante. Pode ser um caso do gato com o comportamento de bater e sibilar, ou até mesmo um ataque agressivo e direto. Os gatos da raça Alfa também buscam estabelecer seu poder sobre os humanos. Isso pode ser um problema. Você não gosta de ser uma vítima e não deve deixar um gato intimidá-lo. Remover privilégios pode ser uma ótima maneira de treinar seu gato para isso (uma vantagem é que temos uma empresa). Isso ensina aos gatos a relação entre causa e efeito. Por exemplo, “Você me morde quando estou acariciando você, e você não ganha mais animais de estimação hoje” ou “Você tenta monopolizar o prato de comida; você fica preso até que os outros gatos comam”.
  • Gato Alfa: Normalmente, o segundo na ordem do gato alfa será o gato beta, no entanto, isso não sugere necessariamente que o gato beta queira se tornar um alfa. Se o gato alfa estiver longe da área, os gatos beta podem tentar ganhar dominância secundária.

Você consegue resolvê-los?

Os gatos tendem a ser animais misteriosos com suas personalidades, mostrando um comportamento, seguido por outro. Os humanos também podem se referir a esse tipo de comportamento característico como “mau humor”. Há três aspectos sobre eles que podem ser afirmados como verdadeiros:

  1. É impossível compreendê-los completamente.
  2. Eles são uma raridade de amor incondicional. É algo que os humanos desejam.
  3. O mundo seria chato e sem graça sem eles.

Fontes do artigo

  1. Sobre o Persa . A Associação dos Criadores de Gatos.
  2. Amat, M., Camps, T., Manteca, X. Estresse em gatos de donos: mudanças comportamentais e implicações de bem-estar . Journal of Feline Medicine and Surgery , 18,8,577-86, 2016, doi:10.1177/1098612X15590867

Post Comment

You May Have Missed

  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn
  • More Networks
Copy link